Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PERFIL DE FORMAÇÃO CONTINUADA E NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
José Henrique, Carlos Januário, Francis Anacleto, Vitor de Souza Naime, Walter Jacinto Nunes

Última alteração: 2011-09-27

Resumo


O processo de formação continuada deve ser concebido em favor de uma praxis que possibilite aos professores a observação e intervenção mais precisas na realidade educacional. O objetivo desta pesquisa foi caracterizar e comparar o perfil de formação continuada e necessidades de formação de professores de Educação Física experientes e iniciantes. A pesquisa reuniu 70 professores que responderam ao questionário Inventário de Necessidade e Caracterização de Formação, sendo os dados tratados mediante a estatística descritiva e comparativa. Os resultados indicam a frequência em modalidades de formação mais diretivas, superficiais e pouco problematizadoras do cotidiano educativo. As necessidade de formação dos professores experientes e iniciantes foram coincidentes em três áreas de competências de ensino. Ressalta-se a importância de considerar as necessidades formativas dos professores quando da promoção de ações de formação continuada.
Palavras Chave: Educação física; Formação continuada; Desenvolvimento profissional

Texto completo: ANAIS