Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte / IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
Problematizando a Educação Física na Atenção Básica em Saúde
Daniela Llopard Castro, Elisabete Bongalhardo Acosta

Última alteração: 2011-07-11

Resumo


A presença de professores de Educação Física junto às equipes de Saúde da Família já é uma realidade, ela se deu a partir de um projeto maior que foi a criação de um novo modelo de sistema de saúde, o Sistema Único de Saúde -SUS .O objetivo principal deste ensaio é analisar alguns termos usados nas ações previstas na portaria 154 que orienta a criação dos NASF e o explicitado no texto do documento, problematizando a partir de conceitos que são apresentados de maneira confusa. Para tanto, descrevo rapidamente a instituição do SUS, os programas amalgamados à sua implementação e a transformação do PSF em ESF.
Destaco o aparecimento dos termos atividades físicas e práticas corporais nos documentos destes programas de maneira deslocada dos sentidos e significados até então atribuídos a estes. Por fim, destaco a importância de se investir na formação dos profissionais de educação física a partir da abertura deste campo de atuação e nas relações entre diferentes áreas para a consecução de objetivos maiores como saúde, segurança, educação.

Texto completo: ANAIS