Políticas dos GTT's

GTT 1) Atividade física e saúde

Estudos de diferentes possibilidades de análises e intervenções em saúde – considerada como objeto não particular de um campo de conhecimento – e que, portanto, assumem a compreensão do fenômeno a ela relacionado por meio de diferentes saberes (da saúde coletiva, fisiologia, sociologia, filosofia, entre outros).

Coordenadores/as
  • Nadia Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
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GTT 2) Comunicação e mídia

Estudos relacionados à comunicação, mídia e documentação, notadamente os meios (jornal, revista, Tv, rádio, internet e cinema) no âmbito das Ciências do Esporte/Educação Física. Análise crítica e interpretação dos processos de produção, difusão e recepção das informações, das mídias e tecnologias comunicacionais e suas implicações políticas, econômicas, culturais e pedagógicas.

Coordenadores/as
  • Tatiana Zylberberg, Instituto de Educação Física e Esporte Universidade Federal do Ceará
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GTT 3) Corpo e cultura

Estudos das diferentes manifestações da cultura corporal, desenvolvidas a partir de distintas matrizes teóricas próprias ao campo das Ciências Sociais e das Artes.

Coordenadores/as
  • Beleni Grando, UFMT
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GTT 4) Epistemologia

Estudos dos pressupostos teórico-filosóficos, presentes nos diferentes projetos de delimitação da Educação Física, como um possível campo acadêmico/científico. Estudos sobre os fundamentos teóricos balizadores dos distintos discursos da Educação Física, na condição de área de conhecimento, voltados para o fomentar da atividade epistemológica como interrogação constante dos saberes constituídos.

Coordenadores/as
  • Márcia Chaves-Gamboa, Unicamp
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GTT 5) Escola

Estudos sobre a inserção da disciplina curricular, Educação Física, no âmbito da Educação Escolar, ao seu ordenamento legal e das distintas perspectivas metodológicas animadoras das suas práticas pedagógicas.

Coordenadores/as
  • Antonio Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo
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GTT 6) Formação profissional e mundo do trabalho

Estudos acerca dos distintos aspectos do processo profissional concernente à área de conhecimento Educação Física. Estudos sobre a relação da formação e a inserção do profissional desta área de conhecimento no mundo do trabalho.

Coordenadores/as
  • Marta Soares, UEPA
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GTT 7) Memórias da educação física e esporte

Estudos das diferentes manifestações dos campos da Educação Física e do Esporte voltados para a preservação da memória e que tenham por base suportes teórico-metodológicos de diferentes campos disciplinares e suas relações com a história como processo.

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GTT 8) Movimentos sociais

Estudos de índole interdisciplinar voltados para a análise das problemáticas relativas aos movimentos sociais e das parcelas minoritárias da população, detectados tanto no meio rural quanto no urbano a partir de modelos teórico-metodológicos que transcendem as formas tradicionais de pesquisa.

Coordenadores/as
  • Nair Casagrande, UFBA
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GTT 9) Políticas públicas

Estudos dos processos de formulação, adoção e avaliação das políticas públicas de Educação Física, Esporte e lazer. Estudos das concepções, princípios e metodologias de investigação adotados na consecução de políticas públicas, voltados para a apreensão da produção de bens e serviços públicos relativos à Educação Física, Esporte e Lazer.

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GTT 10) Recreação e lazer

Estudos acerca das questões de ordem conceitual do lazer e suas intersecções com as distintas categorias com as quais estabelece nexos comunicativos (recreação, trabalho), vistas a partir da ares de conhecimento Educação Física.

Coordenadores/as
  • Marco Stigger, UFRGS
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GTT 11) Treinamento esportivo

Estudos das diferentes manifestações das Ciências do Esporte e Educação Física centradas no foco do desempenho e tendo como base diferentes campos de investigação que permitem a análise do treinamento esportivo e do fenômeno do desempenho: pedagogia, psicologia, fisiologia, biomecânica, entre outras.

Coordenadores/as
  • Leonardo Peyré-Tartaruga, Ufrgs
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GTT 12) Inclusão e Diferença

Estudos sobre as especificidades e sentidos da deficiência inerente às pessoas portadoras de necessidades especiais realizados no âmbito da Educação Física, entendida como área de conhecimento, tanto a partir do referencial das ciências sociais quanto das biológicas.

Coordenadores/as
  • Atos Falkenbach, UNIVATES
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Sala de Imagem (Fotografias/Vídeos)

A SALA de IMAGENS (SIM) tem o objetivo de possibilitar aos/as congressistas uma experiência por meio das linguagens visuais, buscando outras maneiras de refletir cientificamente sobre a temática em pauta no Congresso.

Coordenadores/as
  • Sala de Imagem SIM, Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
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XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte - 02 à 07 de Agosto de 2013 - Brasília - DF