GTT 05 - Escola
A LEGALIDADE E A EFETIVIDADE DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE GUANAMBI (BA): UM ESTUDO DE CASO. | |
Pedro Alves Castro, Yara Janne Moreira Rocha, Marlon Messias Santana Cruz, Glaurea Nádia Borges de Oliveira |
EDUCAÇÃO OLÍMPICA: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
Paulo Maidana Da Silva Jr., Carlos Alberto Rosário Izidoro Junior, Daniel Hanzen Frank, Vera Lúcia Pereira Brauner |
O QUE MOVIMENTA OS ESTUDANTES QUANDO ELES NÃO SE-MOVIMENTAM? | |
MAURO SÉRGIO DA SILVA, FILYPI FINOTTI MENDONÇA, ANA CLARA STEFANELLI BOF, LUMA PIMENTEL RIBEIRO |
ESPORTES RADICAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO | |
Isis Santos Moreira Carvalho, Dayane Ramos Dórea, Adailton de Jesus Souza, Iara Janaina Rubinatte do Nascimento |
O PROTAGONISMO INFANTIL EM VIVÊNCIAS TEATRAIS: UM ESTUDO DE CASO DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Daniela Diesel, Mateus Lorenzon, Jacqueline Silva da Silva, Derli Juliano Neuenfeldt |
O circo na escola: possibilidades e contradições | |
Jerônimo Dutra Pereira Batista Lopes, Ana Clara de Melo Villaça, Deborah Cristina Keller Diégues, Gabriela Teixeira Paula, Jonathan Barra Pereira, Thiago de Paula Rafael |
PIBID “LUTAS” E PROJETO DE EXTENSÃO “JUDÔ BUSHIDÔ ”: UMA POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE PROJETOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
vamberto ferreira miranda filho, itamar silva souza, leonara alves de miranda gomes, ricardo oliveira da silva, rita de cassia roxane |
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: MEMÓRIAS E APRENDIZADOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
MAURO SÉRGIO DA SILVA, IAN TAVARES DE SOUZA, Lucas Evangelista Rangel |
O JÚRI SIMULADO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Daniela Diesel, Aline Diesel, Verônica Werle |
DANÇA DE SALÃO COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: DA RESISTÊNCIA À MOTIVAÇÃO | |
Jamile Dal-Cin, Neusa Dendena Kleinubing |
DIFERENÇAS E SIGNIFICADOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE | |
Flavia Martinelli Ferreira, Jocimar Daolio |
Vivenciando e ampliando os conhecimentos da dança na escola | |
Alessandra Cristina Raimundo, Solange Rodovalho, Natália Gomes Silva Arantes Costa, Luciele Rodrigues Davi, Gisele Araújo |
RESSIGNIFICANDO O FUTEBOL NA/DA ESCOLA | |
Demétrio Shineider de Silva, Kezia Lais Santos |
ESPORTE NÃO TRADICIONAL NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | |
Annanda Garcia de Paula, Wéssila Aparecida Henrique Clem, Rosa Maria Reis, Anderson Cunha Baía |
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE PORTO ALEGRE | |
Roseli Belmonte Machado, Natacha Silva Tavares, Sandro Darione, Araton Campello, José Paulo Reichenbach, Flavia Fernandes |
O CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO: ANÁLISE DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA | |
Maria Emilia de Lima, Marcos Garcia Neira |
AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE “SER GORDINHO” | |
Flávia Martinelli Ferreira, Jocimar Daolio |
OS SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL | |
Aline Regina Gomes, Carolina Guimarães Reis, Juliana Araújo De Paula, Lucilene Alencar Das Dores |
O CIRCO DA ESCOLA: UMA PROPOSTA CRÍTICO-SUPERADORA | |
Gustavo de Mello Garcez, Mateus Camargo Pereira |
RECURSOS TECNOLÓGICOS: UMA AÇÃO PEDAGÓGICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Paloma Nara da Costa Santos, Alexandre Junior Mendes da Silva, Bernardino Manoel da Silva E. Santo, Elaine Cristina Silva, Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani Coffani, Ana Carrilho Romero Grunennvaldt |
INDÍCIOS DA EMERGÊNCIA DE UM REFERENCIAL CURRICULAR – O CASO DAS LIÇÕES DO RIO GRANDE | |
Bruno de Oliveira e Silva, José Geraldo Soares Damico |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Thaylane Brasil de Matos, Maria Marcela de Lima Paulino, Rita de Cássia Ricardo Lima, Elen Cristina Soares de Brito, Adriane Corrêa da Silva |
TEORIA CRÍTICA E A PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
Daniele Sotta Ziliotto, Luciano de Lacerda Gurski, Samuel Lourenço, Rafael Oliveira da Silva, Najlah Barcelos El Hajjar, Ana Leticia Padeski Ferreira |
UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DE LUTAS NA ESCOLA: SUPERANDO DESAFIOS | |
Brenda Rios de Faria, Alba Cristina da Silva, Bárbara Isabelle Carvalho de Paula, Karen Taiane Valente, Luísa Navajas Faria, Neilor Vitor do Livramento Assis |
DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS PRÁTICAS HIGIENISTAS AO DISCURSO EPISTEMOLÓGICO DAS ABORDAGENS CRÍTICAS | |
Ana Carolina Vianna Kunz, Adriana Martins Correia, Carlos Alberto Figueiredo da Silva |
CINESIOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | |
RAIRA PEREIRA RODRIGUES, PEDRO VICTOR FREIRE DOS SANTOS |
GINÁSTICAS DE ACADEMIA E ENSINO MÉDIO | |
Elisângela Chaves, Cristiane Guieiro Guimarães, Paula Viana Lemuchi, Camila Fidelix de Almeida |
A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO À AUSÊNCIA DE PROFESSOR ESPECIALIZADO NOS ANOS INICIAIS | |
Flavia Fernandes Cardoso, Denise Grosso da Fonseca |
A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES | |
Eliene Lopes Lopes Faria, Jose Alfredo O. Debortoli, Juliana Araujo de Paula, Natália Martins Carneiro |
O PIBID NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O ENSINO DO ATLETISMO | |
Lucas Silva da Silva Santos, Vamberto Ferreira Ferreira Miranda Filho |
O OLHAR DOS ALUNOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE NO COLÉGIO OSCAR CORDEIRO | |
Débura Wallançuella Barros, Silvaneide Galdina dos Santos, Diana Martins Tigre, Viviane Rocha Viana |
ESPORTES DE RAQUETE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DA UFRRJ | |
Romário Nascimento da Silva, Renata Loiza Alcântara Soares |
VIVENCIANDO E AMPLIANDO OS CONHECIMENTOS DA DANÇA NA ESCOLA NO PIBID DA EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Alessandra Cristina Raimundo, Solange Rodovalho, Natália Gomes Silva Arantes Costa, Lucieli Rodrigues Davi, Gisele Araújo |
A contribuição do PIBID em concomitância com Currículo Mínimo na formação de professores de Educação Física. | |
wilians Douglas Barbosa da Silva |
NÍVEL DE CONCORDANCIA DISCENTE SOBRE OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
Leandro Araujo de Sousa, Jose Airton de Freitas Pontes Junior, Nicolino Trompieri Filho |
DANÇA E LUTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS REGULARIDADES ÀS ESPECIFICIDADE NUMA EXPERIÊNCIA DO PIBID-ESEF-UPE | |
Adriana de Faria Gehres, Caio Nunes de Oliveira e Silva, Flávio Roberto Carneiro de Medeiros, Geovani Rodrigo Ramos da Silva, Lázaro Santana do Nascimento, Rita Ferreira Rodrigues Cláudia Batista, Tiago Emanuel do Nascimento |
JOGOS E BRINCADEIRAS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: RELATO DE EXPERIENCIA COM OS 1º ANOS DE ENSINO MÉDIO EM GLÓRIA DO GOITÁ – PE | |
JOSÉ ANTONIO DA SILVA, GENIVAL COUTINHO DA SILVA JUNIOR |
INVENTÁRIO DAS RELAÇÕES DE PODER NO ESPAÇO ESCOLAR | |
Silvana Reis dos Anjos, Sandra Soares Della Fonte |
UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A CERCA DA TEMÁTICA VIOLÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Ayla Giostri Ribeiro, Erineusa Maria da Silva |
XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte
VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte
8 a 13 de Setembro de 2015
Vitória, ES - Brasil