GTT 05 - Escola
A LEGALIDADE E A EFETIVIDADE DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE GUANAMBI (BA): UM ESTUDO DE CASO. | |
Pedro Alves Castro, Yara Janne Moreira Rocha, Marlon Messias Santana Cruz, Glaurea Nádia Borges de Oliveira |
OS SENTIDOS DA AVALIAÇÃO FORMATIVA NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O OLHAR DOCENTE. | |
Pedro Alves Castro, Marlon Messias Santana Cruz, Fausta Porto Couto, Daiane Fabrícia Vaz de Oliveira Souza |
PRODUZINDO CONHECIMENTOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR A PARTIR DA CULTURA DOS ESTUDANTES | |
Samuel Nascimento de Araújo, Fabiano Bossle |
Crianças, infância e escolarização: tensões entre as culturas escolares e as culturas infantis... práticas de resistência | |
Marciel Barcelos Lano, Amarílio Ferreira Neto |
IMPLICAÇÕES DO SUBPROJETO PIBID INTERDISCPLINAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA | |
JANAINE WELTER, Rosalvo Luis Sawitzki, Jaqueline Welter |
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS ESCOLARES EM UMA ESCOLA PÚBLICA RURAL DO DISTRITO FEDERAL: EXPERIÊNCIA DOCENTE A PARTIR DO PIBID. | |
Daniel Cantanhede Behmoiras, Betânia Sabino Santos, Bianca Sicca Gomes, Mariana Machado Santos, Tiago Costa Santiago |
EDUCAÇÃO OLÍMPICA: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
Paulo Maidana Da Silva Jr., Carlos Alberto Rosário Izidoro Junior, Daniel Hanzen Frank, Vera Lúcia Pereira Brauner |
O QUE MOVIMENTA OS ESTUDANTES QUANDO ELES NÃO SE-MOVIMENTAM? | |
MAURO SÉRGIO DA SILVA, FILYPI FINOTTI MENDONÇA, ANA CLARA STEFANELLI BOF, LUMA PIMENTEL RIBEIRO |
A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÂO A DOCÊNCIA - PIBID - PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA CIDADE DE JACOBINA-BA | |
Gleiciane Silva Lacerda |
PIBID /UNEB ENQUANTO MEDIADOR DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NA BAHIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Valquiria Mendes Santos |
DO TEXTO AO CONTEXTO: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) E OS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DE UM PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Cláudia Mara Niquini, Leandro Batista Cordeiro |
EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SEROPÉDICA: CURRÍCULO MÍNIMO EM AÇÃO | |
Isabela Damaceno Cruz, Amparo Villa Cupolillo |
AS PROPOSTAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO FÍSICA: COLOCANDO “OS PINGOS NOS IS” | |
ivan luis dos santos, marcos garcia neira |
PIBID DA UFRRJ: UM INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES | |
Beatriz pereira Benedito |
O PIBID NA EJA: POR UMA EDUCAÇÃO FÍSICA DO RECOMEÇO | |
Rosa Malena de Araújo Carvalho, Andréa Beatriz Machado |
ESPORTES RADICAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO | |
Isis Santos Moreira Carvalho, Dayane Ramos Dórea, Adailton de Jesus Souza, Iara Janaina Rubinatte do Nascimento |
O PROTAGONISMO INFANTIL EM VIVÊNCIAS TEATRAIS: UM ESTUDO DE CASO DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Daniela Diesel, Mateus Lorenzon, Jacqueline Silva da Silva, Derli Juliano Neuenfeldt |
JOGOS DE TABULEIRO COMO INSTRUMENTOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PUC MINAS | |
Marcus Bonfim Ambrosio, Márcia Campos Ferreira, Maria Aparecida Dias Venâncio, Margareth de Paula Ambrosio, Mauro Vinicius de Sá, Vanessa Santos |
PIBID: DIAGNÓSTICO DA REALIDADE ESCOLAR | |
Teresa Cristina Ferreira, SOLANGE RODOVALHO LIMA |
PERSPECTIVAS DO TRABALHO DOCENTE PARA UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PIBID UNEB – CAMPUS II | |
Cristiane Moreira Santos, Taise Santos Santos, Viviane Rocha Viana, Diana Martins Tigre |
"MULHER QUE JOGA BOLA É FEIA": PROBLEMATIZANDO ALGUNS ESTEREÓTIPOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Abília Ana Castro Neta, Angelo Miguel Santos Maciel, Romeu Lelis Guedes, Glaurea Nádia Borges de Oliveira |
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CASO DAS ESCOLAS DE PRAIA GRANDE-SP | |
Silvia Cinelli Quaranta, Maria Amélia do Rosário Santoro Franco, Mauro Betti |
O circo na escola: possibilidades e contradições | |
Jerônimo Dutra Pereira Batista Lopes, Ana Clara de Melo Villaça, Deborah Cristina Keller Diégues, Gabriela Teixeira Paula, Jonathan Barra Pereira, Thiago de Paula Rafael |
COMO ENSINAR EM EDUCAÇÃO FÍSICA? UMA SÍNTESE DE 10 ANOS DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE MÉTODOS DE ENSINO | |
Cleyton Batista Sousa, Diego Luz moura |
PIBID “LUTAS” E PROJETO DE EXTENSÃO “JUDÔ BUSHIDÔ ”: UMA POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE PROJETOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
vamberto ferreira miranda filho, itamar silva souza, leonara alves de miranda gomes, ricardo oliveira da silva, rita de cassia roxane |
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: MEMÓRIAS E APRENDIZADOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
MAURO SÉRGIO DA SILVA, IAN TAVARES DE SOUZA, Lucas Evangelista Rangel |
O IMPACTO DO PROGRAMA PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNEB-CAMPUS IV/JACOBINA-BA | |
Vanessa Anunciação Silva |
PROCESSOS FORMATIVOS E METODOLÓGICOS DO PIBID: DESAFIOS E POSSIBILIDADE DE INSERÇÃO DO TEMA “INCLUSÃO DO DEFICIENTE NA ESCOLA” | |
Amanda Rezende Pereira, Andressa Sandrine Silva de Jesus, Diego Rodrigues de Araújo, Andreia Cristina Peixoto Ferreira |
OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E AS ATIVIDADES CIRCENSES: A BUSCA POR EQUILÍBRIOS | |
Aline de Souza Caramês, Hugo Norberto Krug |
O JÚRI SIMULADO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Daniela Diesel, Aline Diesel, Verônica Werle |
NAVEGAR É POSSÍVEL: O ECOBOTE COMO RECURSO PARA TRABALHAR AS ATIVIDADES DE AVENTURA NA ESCOLA | |
Juliana de Paula Figueiredo, Giandra Anceski Bataglion, Verônica Werle, Alcyane Marinho |
A CAPOEIRA NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL | |
Leandro Oliveira Rocha, Fabiano Bossle |
O CIRCO E SUAS FIGURAS: UMA POSSIBILIDADE PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. | |
Leonora Tanasovici Cardani, Helena Altmann |
EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO: PENSANDO RELAÇÕES E POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES | |
Sandy Gabriely Cordeiro, Robson Vinicius Cordeiro |
Um trabalho com a pedagogia de ensino crítico-superadora em uma escola de ciclos através do Pibid | |
Iago Victor Gomes Lourenço |
O PRIMEIRO ANO DE DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA: CONCLUINDO O MESTRADO E INGRESSANDO NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RIO GRANDE DO SULE | |
Leandro Oliveira Rocha, Fabiano Bossle, Tiago Nunes Medeiros |
DANÇA AFRO-BRASILEIRA NAS OFICINAS DO ENSINO MÉDIO INOVADOR: PRIMEIRAS VIVÊNCIAS | |
Vandelma Silva Oliveira Rios, Michael Daian Pacheco Ramos, Geisa Alves da Silva |
ENSINO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DOS ESTUDOS CULTURAIS: AÇÃO CURRICULAR E PRÁTICA DOCENTE | |
Rubens Antonio Gurgel Vieira |
PIBID Educação Física – Construindo novos conhecimentos. | |
Neyse Luz Muniz, Breno Pereira Farias, André Luis Levy, Karina Costa Cardoso, Khadine de Kássia Santana da Costa, Leandro Henrique Mariano, Luis Felipe Kassa Mattoso Maia |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O ENSINO EM VALORES EM DIVERSOS CONTEÚDOS | |
Thaise Ramos Varnier, Rodrigo Marques, Otávio Tavares |
Educação Física: Instrumentalização e desafios | |
iara rubinatti nascimento, rosangela marques |
DANÇA DE SALÃO COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: DA RESISTÊNCIA À MOTIVAÇÃO | |
Jamile Dal-Cin, Neusa Dendena Kleinubing |
DIFERENÇAS E SIGNIFICADOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE | |
Flavia Martinelli Ferreira, Jocimar Daolio |
Vivenciando e ampliando os conhecimentos da dança na escola | |
Alessandra Cristina Raimundo, Solange Rodovalho, Natália Gomes Silva Arantes Costa, Luciele Rodrigues Davi, Gisele Araújo |
A SELEÇÃO E A SISTEMATIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE ENSINO: A PERSPECTIVA DE PROFESSORES DO ESPÍRITO SANTO | |
Juliana Martins Cassani Matos, Aline de Oliveira Vieira, Amarílio Ferreira Neto |
ESPECIFICIDADES DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: NA VISÃO DOS DOCENTES | |
Matheus Frossard, Francine Maximiano, Sayonara Cunha de Paula, Marciel Barcelos Lano |
IMPLICAÇÕES DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DOS CONTEÚDOS | |
Gustavo José Silva de Lira |
PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA [NA NATUREZA] NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA | |
Humberto Inacio, Dayse Camara Cauper, Gleyson Gomes, Luzia Paula Silva, Caroline Castro, Lídia Ferreira Machado |
“AQUI É TODO MUNDO IGUAL”: RELATOS DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTE E SUA RELAÇÃO COM A CULTURA ESCOLAR NA CIDADE DE CRICIÚMA – SC. | |
Camila da Rosa Medeiros, Victor Julierme Santos da Conceição |
ATABAQUE, BERIMBAU E BASTÃO: CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
jacqueline Silva nunes Pereira, Leydiane Vitoria Sales, Mineia carvalho rodrigues |
NARRATIVAS DE ENSINAR E APRENDER PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O UNIVERSO DOS SUPER-HERÓIS | |
Matheus Philipe Soares, Jaqueline Santos, Lorraine Pereira, Matheus Silva |
PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA NATUREZA: DIÁLOGO DE UM PROJETO DESENVOLVIDO NO PIBID | |
Guilherme Rodrigues Batista |
RESSIGNIFICANDO O FUTEBOL NA/DA ESCOLA | |
Demétrio Shineider de Silva, Kezia Lais Santos |
O ENSINO DA CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO FORMAL: UM ESTUDO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA ZONA SUL DE NATAL/RN | |
Josenildo da Silva Santos, Raquel da Costa Araújo, Margareth de Vasconcelos Monteiro |
A RELAÇÃO ENTRE A ATUAÇÃO NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E NO PIBID: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO INICIAL DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FISÍCA | |
AMANDA AZEVEDO SANTOS |
O ENSINO DA DANÇA NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS | |
Natália Roberta Vieira, Lucas Iago Silva de Almeida |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Um diálogo com o PIBID | |
Pollyanna Faria Soares, Gustavo Almeida Vaz |
FUTSAL: UMA POSSIBILIDADE PEDÁGOGICA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
priscilla silva santos, Maria Gilberlane Silva Aragão, João Paulo Menezes Santos |
A ESCOLA E A EDUCAÇÃO FÍSICA EM SEUS ESPAÇOS FORMATIVOS E DE NARRATIVAS: A PIPA E SEUS SABERES CHEIOS DE SABORES | |
Leandro Gouveia Almeida, Ana Beatriz Correia de Oliveira Tavares |
ESPORTE NÃO TRADICIONAL NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | |
Annanda Garcia de Paula, Wéssila Aparecida Henrique Clem, Rosa Maria Reis, Anderson Cunha Baía |
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE PORTO ALEGRE | |
Roseli Belmonte Machado, Natacha Silva Tavares, Sandro Darione, Araton Campello, José Paulo Reichenbach, Flavia Fernandes |
EMBATES EM TORNO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL: GÊNESE E TRANSFORMAÇÕES | |
Marcos Garcia Neira, Lilian Cristina Gramorelli |
REFLEXÕES DA FORMAÇÃO INICIAL NO PIBID E A PROMOÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS CORPORAIS | |
Rosa Malena de Araújo Carvalho, Carlos Renato Viegas, Lucineide Costa |
AS DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO MATERIAL DE APOIO AO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO | |
Yuri Marcio Lopes, Otávio Tavares |
O CIRCO: CONTRIBUIÇÃO PARA PRÁTICAS CORPORAIS INFANTIS | |
Cristiane Cassimiro Jesus, Ana Carla do Amaral Antunes |
A VISÃO DOS ALUNOS DA ESEFFEGO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
Déryk Araújo Faria |
APROXIMANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) | |
Rosa Malena de Araújo Carvalho, Jônata Nascimento de Oliveira |
O CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO: ANÁLISE DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA | |
Maria Emilia de Lima, Marcos Garcia Neira |
DÉFICIT MOTOR EM ESCOLARES DE 3-10ANOS | |
BEATRIZ ARAUJO ANTONIO |
MOJUODARA – UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHO COM AS QUESTÕES ÉTNICO RACIAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA | |
gabriela nobre bins, Vicente Molina Neto |
O QUE PODE UM CORPO? ENTRE A ARTE-EDUCAÇÃO E A EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIAS DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA | |
gabriela nobre bins, Helena Meireles, sILVANE Fensterseifer Isse |
O ENSINO DO ATLETISMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ALBINO CARDOSO – VILA DO CARATATEUA- BRAGANÇA-PARÁ | |
Céres Cemírames Carvalho Macias |
Ginástica Para Todos e exploração de materiais alternativos nas aulas de Educação Física Escolar | |
Rosana Mancini Vieira, Tabata Larissa Almeida, Romana Rosas Almada |
ACROBACIA COLETIVA, COMPOSIÇÃO COLETIVA E TEMATIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA GINÁSTICA | |
Tabata Larissa Almeida, Marco Antonio Coelho Bortoleto |
A INSERÇÃO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PIAUÍ: Uma retrospectiva histórica de 1939-1975 | |
José Carlos Sousa |
AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE “SER GORDINHO” | |
Flávia Martinelli Ferreira, Jocimar Daolio |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: OBSERVAÇÕES ACERCA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO MUNICÍPIO DE TAIÓ-SC | |
Kenia Krause, Júlio Cesar Nasário, Antonio Luis Fermino |
OS SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL | |
Aline Regina Gomes, Carolina Guimarães Reis, Juliana Araújo De Paula, Lucilene Alencar Das Dores |
CONSTRUTIVISMO: TEORIA E PRÁTICA EM CASTANHAL-PA | |
Débora Pantoja Santos, Joelma Monteiro Alencar |
A CARÊNCIA DE ESPAÇO FÍSICO NA ESCOLA: implicações na prática pedagógica | |
Nayara Alves Severo, Mayllena Joanne Carvalho |
Adolescentes, Educação e Futebol: por uma formação cidadã. | |
Joelcio Fernandes Pinto, Gabriela Alves Ignácio |
EDUCAÇÃO FÍSICA E ESCOLA A PARTIR DE UMA VISÃO ALTHUSSERIANA | |
CAROLINE CORREA MACIEL, ÂNGELA CELESTE BARRETO DE AZEVEDO, André Malina |
AS TEORIAS CURRICULARES NAS PRODUÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA | |
Mayara Rocha, Kadja Michele Tenório, Marcílio Souza Júnior, Marcos Neira |
PROPOSTAS CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO FÍSICA EM PERNAMBUCO: ENTENDIMENTOS ACERCA DO ESPORTE | |
Kadja Tenório, Rodrigo Oliveira, Ricardo Lima, Iraquitan Caminha, Marcelo Melo, Marcílio Souza Júnior |
O trabalho didático-pedagógico da Educação Física nas vozes de diretores e pedagogas de CMEI de Vitória, ES. | |
Nelson Figueiredo Andrade Filho, Gabriella da Silva Pereira |
SIGNIFICAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: OS ELEMENTOS DA CULTURA DE MATRIZ INDÍGENA E AFRICANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
DEBORA NASCIMENTO, MARIA CELESTE ROCHA |
DATAS COMEMORATIVAS E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REFLEXÕES A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Débora Adelaine Ferreira Freitas, Julia Quintão Vidigal, Jaqueline Cardoso Zeferino, Maria Auxiliadora Carnelós Oliveira |
BRINQUEDO, EDUCAÇÃO FÍSICA, SIGNIFICAÇÃO CULTURAL E IDENTIDADE: RELATO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA | |
Drieli Fernandes Boa Sorte, Lidiany Ferreira Lisboa, Gláurea Nádia Borges Oliveira |
A EVASÃO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO NAS AULAS EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Yasmim Sousa Sampaio |
SAÚDE COLETIVA COMO TEMA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Angela Rodrigues Luiz |
O CIRCO DA ESCOLA: UMA PROPOSTA CRÍTICO-SUPERADORA | |
Gustavo de Mello Garcez, Mateus Camargo Pereira |
A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Sergio Henrique Noblat de Andrade Júnior |
RECURSOS TECNOLÓGICOS: UMA AÇÃO PEDAGÓGICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Paloma Nara da Costa Santos, Alexandre Junior Mendes da Silva, Bernardino Manoel da Silva E. Santo, Elaine Cristina Silva, Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani Coffani, Ana Carrilho Romero Grunennvaldt |
AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS SOBRE OS CONTEÚDOS DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO | |
Alenir de Pinho Romoaldo Cordovil, Ana Romero Carrilho Grunennvaldt, Cleomar Ferreira Gomes, Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani Coffani |
A dança clássica da escola: Um sonho realizado na escola Municipal Professora Maria Luiza Martins Barbosa | |
maria luísa Zardo Pegoraro |
INDÍCIOS DA EMERGÊNCIA DE UM REFERENCIAL CURRICULAR – O CASO DAS LIÇÕES DO RIO GRANDE | |
Bruno de Oliveira e Silva, José Geraldo Soares Damico |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Thaylane Brasil de Matos, Maria Marcela de Lima Paulino, Rita de Cássia Ricardo Lima, Elen Cristina Soares de Brito, Adriane Corrêa da Silva |
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS NO CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NUM CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA/PR | |
Thiago Felipe Sebben |
O CONHECIMENTO SOBRE JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS ENTRE ESCOLARES DO LITORAL NORTE DE SÃO PAULO | |
Leopoldo Ortega, Nara Rejane Cruz Oliveira |
TEORIA CRÍTICA E A PRÁTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
Daniele Sotta Ziliotto, Luciano de Lacerda Gurski, Samuel Lourenço, Rafael Oliveira da Silva, Najlah Barcelos El Hajjar, Ana Leticia Padeski Ferreira |
CADERNO PEDAGÓGICO: UMA PROPOSTA EM CONSTRUÇÃO PARA A SISTEMATIZAÇÃO DO ESPORTE COMO CONTEÚDO ESCOLAR | |
Edson Costa Farret, Ingrid Ferreira Fonseca, Julio Cesar Marins, Nathália Assumpção Assumpção, Isabella Garcia, Hemilly Fernandes |
O LUGAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DISCUTINDO A EXCLUSÃO E AS POSSIBILIDADES | |
Alana Pereira Lima |
PROBLEMATIZANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO MUNICÍPIO DE NATAL-RN | |
Joyce Mariana Alves Barros, Marcilene França da Silva, Antônio de Pádua dos Santos, José Pereira de Melo |
AS PRÁTICAS ESPORTIVAS NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE CÁCERES-MT: CONHECIMENTOS E PRÁTICAS | |
Dominique Stefany Gomes dos Santos, Fábio Penha Coelho |
RESSIGNIFICAÇÃO DAS LUTAS NA ESCOLA RELATO DE EXPERIENCIA NO INTERIOR DO PIBID UFLA | |
Alex Sousa Pereira, Diogo Eduardo Nazareno Silva, Fernando Cardoso Montes, Claudio Marcio Oliveira |
DA INGENUIDADE À CRITICIDADE: experiências com o conteúdo Dança, contadas pelos bolsistas do PIBID/UEPA | |
Carmen Lilia Cunha Faro, Anastácia de Cássia Caetano Pantoja, Emerson Alex Lucena Guimarães, Erika Suellen Botelho Pinto, Flávio Picanço Lima, Giovelângela Maria dos Santos Costa Paula |
JOGOS E ESPORTES: UMA EXPERIÊNCIA COM OS CONTEÚDOS DA CULTURA CORPORAL | |
Diego Nascimento Vila Nova |
O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA RESPONSÁVEL PELO SEMINÁRIO INTEGRADO: DÚVIDAS E INQUIETAÇÕES | |
Maicon Pereira Pontes, Amanda Dória Assis, Jônatas Brasil Borba |
O Mundo do Futebol e as experiências interdisciplinares nas disciplinas de Educação Física e Física | |
Marizete Lemes da Silva Matiello, Itacir Carlos Valmorbida, Marilu Valmorbida |
O PIBID Educação Física Ensino Médio da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia | |
Sônia Bertoni |
UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DE LUTAS NA ESCOLA: SUPERANDO DESAFIOS | |
Brenda Rios de Faria, Alba Cristina da Silva, Bárbara Isabelle Carvalho de Paula, Karen Taiane Valente, Luísa Navajas Faria, Neilor Vitor do Livramento Assis |
DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS PRÁTICAS HIGIENISTAS AO DISCURSO EPISTEMOLÓGICO DAS ABORDAGENS CRÍTICAS | |
Ana Carolina Vianna Kunz, Adriana Martins Correia, Carlos Alberto Figueiredo da Silva |
DIÁRIO DE BORDO DIGITAL: PRODUZINDO DADOS SOBRE A “ESCRITA-CURRÍCULO” | |
Pedro Bonetto |
CINESIOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | |
RAIRA PEREIRA RODRIGUES, PEDRO VICTOR FREIRE DOS SANTOS |
EDUCAÇÃO FÍSICA E O ENSINO DO SLAKLINE: O CURRÍCULO PENSADOPRATICADO NO COTIDIANO ESCOLAR | |
Marcelo Paraiso Alves, Cassio Martins, Gustavo Alves Vinand Kozlowski Farias |
ANÁLISE DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DOS JOGOS DE MESA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. | |
Cristiane Leite Batista |
O discurso da revista Nova Escola sobre Educação´Física | |
Pedro Xavier Russo Bonetto, Felipe Nunes Quaresma |
EDUCAÇÃO FÍSICA E ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE: O TRABALHO PEDAGÓGICO NO IFG-URUAÇU | |
Fernando Henrique Silva Carneiro, Almir Zandoná Júnior |
Futebol Americano e Beisebol: Experiências em um projeto de ensino em Educação Física | |
Iara Marina dos Anjos Bonifácio, Roberta Barbosa Machado |
GINÁSTICAS DE ACADEMIA E ENSINO MÉDIO | |
Elisângela Chaves, Cristiane Guieiro Guimarães, Paula Viana Lemuchi, Camila Fidelix de Almeida |
EXPERIÊNCIAS COM ULTIMATE FRISBEE NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS DE TRABALHO COM UMA MODALIDADE ESPORTIVA NÃO HEGEMÔNICA | |
Diogo Eduardo Nazareno Silva, Álex Sousa Pereira, Rafael Vilas Boas, Fernando Cardoso Montes, Claudio Márcio Oliveira |
JOGO E BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA | |
Verônica Custódio, Lidiane Picoli Lima |
A PERCEPÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO À AUSÊNCIA DE PROFESSOR ESPECIALIZADO NOS ANOS INICIAIS | |
Flavia Fernandes Cardoso, Denise Grosso da Fonseca |
PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZADO DA GINÁSTICA NA ESCOLA | |
Larissa Graner Silva Pinto |
JOGOS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO CRÍTICA PARA TURMAS DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DE MINAS GERAIS | |
Francisco Oliveira, Alysson dos Anjos Silva, Ladislau Pereira Neto, Lucas Teixeira, Fernando Alves Pereira, Matheus Garcia |
A LUDICIDADE NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UMA CONTRIBUIÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA ENSINO DAS PROFESSORAS POLIVALENTES | |
Marcela Natalia Lima de Figueirêdo |
CONSIDERAÇÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO, FUTEBOL E TORCIDAS | |
wendell Rapôso |
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ESCOLA E ENSINO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Derli Juliano Neuenfeldt, Jacqueline Silva Silva, Mariângela Costa Schneider, Mateus Lorenzon, Rogério José Schuck, Tania Micheline Miorando |
A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES | |
Eliene Lopes Lopes Faria, Jose Alfredo O. Debortoli, Juliana Araujo de Paula, Natália Martins Carneiro |
O PIBID NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O ENSINO DO ATLETISMO | |
Lucas Silva da Silva Santos, Vamberto Ferreira Ferreira Miranda Filho |
PROJETO PRÉ-ENEM 2014: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO COLÉGIO MODELO LÚIS EDUARDO MAGALHÃES/ JACOBINA -BA | |
Gleiciane Silva Lacerda, Andressa Oliveira Araújo, Maria da Conceição Veloso dos Santos Marinho |
ESTRATÈGIA DE ENSINO EM ESPORTES COLETIVOS NO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO FUNDAMENTAL | |
Adilio Gomes Gomes Silva, SOLANGE RODOVALHO LIMA |
DESCONSTRUINDO PARADIGMAS: DILEMAS ENFRENTADOS POR EDUCANDOS PELA AUSÊNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Edite Nascimento Lopes, Edna Oliveira da Cruz, Gerinaldo Ferreira de Oliveira, Leticia Souza Nepomuceno, Regina Santos Correia Pinto, Tallyta GabryelleSoares de Andrade Costa |
DESAFIOS DO PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA UMA ESCOLA MULTISSERIADA | |
Reinilda guimarães, Alenice Hilario, Diana tigre, Viviane Rocha, Marcela Barreto |
O OLHAR DOS ALUNOS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE NO COLÉGIO OSCAR CORDEIRO | |
Débura Wallançuella Barros, Silvaneide Galdina dos Santos, Diana Martins Tigre, Viviane Rocha Viana |
A EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA CONCEPÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM AS PROFESSORAS DA ESCOLA ESTADUAL OSCAR CORDEIRO-BA? | |
Lorena Silva Santos, Diana Martins Tigre, Murilo de Souza Santana, Viviane Rocha Viana |
ESPORTES DE RAQUETE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DA UFRRJ | |
Romário Nascimento da Silva, Renata Loiza Alcântara Soares |
CONVERGÊNCIAS E TENSÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Wilson Alviano Jr. |
A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO GILBERTO DIAS DE MIRANDA: UMA RELAÇÃO CONSTRUÍDA A PARTIR DO PIBID/UNEB – JACOBINA/BA | |
Vandelma Silva Oliveira Rios, Michael Pacheco Ramos Daian Pacheco Ramos |
CICLOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO DO ESPORTE (ATLETISMO) NA ESCOLA MUNICIPAL RECANTO DO BOSQUE | |
Gleice Gonçalves Guarda |
EFEITOS DO CURRÍCULO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO POSICIONAMENTO DOS SUJEITOS COM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS CORPORAIS E AOS SEUS PRATICANTES | |
Marcos Garcia Neira |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DIÁLOGO SOBRE O CURRÍCULO | |
Dinah Vasconcellos Terra, Fabio Jorge de Souza Molinário, Andréa Beatriz Machado, Suene Maria Mesquita |
CONSTRUÇÃO DA LEGITIMIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: UMA APROXIMAÇÃO A PARTIR DO PIBID/ESEFFEGO/UEG | |
Victor Hugo de Paiva Arantes, Halisson Keliton Ramos Santos, Lilian Bradão Bandeira |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A MATERIALIDADE DO TRABALHO DOCENTE NA AMAZÔNIA PARAENSE | |
Maria da Conceição dos Santos Costa |
VIVENCIANDO E AMPLIANDO OS CONHECIMENTOS DA DANÇA NA ESCOLA NO PIBID DA EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Alessandra Cristina Raimundo, Solange Rodovalho, Natália Gomes Silva Arantes Costa, Lucieli Rodrigues Davi, Gisele Araújo |
ANALISE DAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO MUNÍCIPIO DE SÃO PAULO: PROPOSIÇÕES E POSSIBILIDADES | |
Camila dos Anjos Aguiar |
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE DANÇA E EDUCAÇÃO NOS PERÍODICOS BRASILEIROS DA EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Aline Renata Fragoso, Lívia Tenorio Brasileiro |
A contribuição do PIBID em concomitância com Currículo Mínimo na formação de professores de Educação Física. | |
wilians Douglas Barbosa da Silva |
ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO EXERCICIO DA DOCÊNCIA: A VALORIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS SOCIOCORPORAIS NO SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO | |
Sergio Renato Souza |
NÍVEL DE CONCORDANCIA DISCENTE SOBRE OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
Leandro Araujo de Sousa, Jose Airton de Freitas Pontes Junior, Nicolino Trompieri Filho |
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS ESCOLARES NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL | |
Daniel Cantanhede Behmoiras, Vinícius Rodrigues Reis |
DANÇA E LUTA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: DAS REGULARIDADES ÀS ESPECIFICIDADE NUMA EXPERIÊNCIA DO PIBID-ESEF-UPE | |
Adriana de Faria Gehres, Caio Nunes de Oliveira e Silva, Flávio Roberto Carneiro de Medeiros, Geovani Rodrigo Ramos da Silva, Lázaro Santana do Nascimento, Rita Ferreira Rodrigues Cláudia Batista, Tiago Emanuel do Nascimento |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E CULAURA CORPORAL COM POSSIBILIDADES METODOLOGICAS PARA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSCA NA ESCOLA: EXPERIENCIA DO PIBID/UFPA | |
Joselene Ferreira Mota, Junissor Ribeiro Santos, Adso Ferreira Ramos, Raryany Matar de Abreu |
JOGOS E BRINCADEIRAS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: RELATO DE EXPERIENCIA COM OS 1º ANOS DE ENSINO MÉDIO EM GLÓRIA DO GOITÁ – PE | |
JOSÉ ANTONIO DA SILVA, GENIVAL COUTINHO DA SILVA JUNIOR |
JOGOS NO PIBID: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO–CRÍTICA | |
Josefa Uérica de Araujo Nogueira, Thamyrys Fernanda Cândido de Lima Nascimento, Maria Tarciana de Lima Sant |
PIBID: UM ESPAÇO QUE OPORTUNIZA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR | |
ÂNGELA BORTOLI JAHN, GABRIELA BORTOLI JAHN, MARCOS FRANKEN, MARIA ROSA CHITOLINA SCHETINGER, ROSELI BESS |
INTERVENÇÃO PIBID-EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: O PAPEL DO LAZER NO MUNDO DO JOGO | |
Alana Batista, Danielly Silva |
ATLETISMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Paula Bárbara Miranda Camilo, Adrielle Moreira, Poliana Ferreira, Jaqueline Cardoso Zeferino, Adriane Pinheiro Tiradentes |
ROMPENDO COM O “ROLA BOLA”: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CÁCERES-MT | |
Antonio Fernandes de Souza Junior, Adrielson Clóvis de Oliveira Assunção |
A EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA RURAL DO DISTRITO FEDERAL A PARTIR DO PIBID | |
Lucas Ranieri Ribeiro Bomfim, Gabriel Benevides Pereira |
INVENTÁRIO DAS RELAÇÕES DE PODER NO ESPAÇO ESCOLAR | |
Silvana Reis dos Anjos, Sandra Soares Della Fonte |
CICLOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO DO ESPORTE (ATLETISMO) NA ESCOLA MUNICIPAL RECANTO DO BOSQUE | |
Gleice Gonçalves Guarda, Reigler Siqueira Pedroza, Patricia Ferreira Mariano |
PIBID DA UFRRJ: UM INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES | |
Beatriz pereira Benedito |
O ENSINO DO CONTEÚDO LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR POR INTERMÉDIO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA | |
Ney Ferreira França, Diogo Tavares Gomes, Gabriel Santos Oliveira, Janaina Barros Miranda, Oelgnandes Santos Junior, Renan Santos Furtado |
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE OS ESTAGIÁRIOS E ESTUDANTES | |
jayne luisa engeroff, andressa Lopes |
EXPERIENCIAS COLABORATIVAS DE FORMACIÓN CONTINUADA EN EDUCACIÓN FÍSICA ESCOLAR. “El caso Bariloche: límites y potencialidades” 1 | |
dora elisa vai |
UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A CERCA DA TEMÁTICA VIOLÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Ayla Giostri Ribeiro, Erineusa Maria da Silva |
AS RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS E DE GÊNERO NO CURRÍCULO DA ESCOLA | |
Hemanuelle Di Lara Siqueira Jacob, Anegleyce Teodoro Rodrigues, José Luiz Cirqueira Falcão |
XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte
VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte
8 a 13 de Setembro de 2015
Vitória, ES - Brasil