GTT 05 - Escola
OS SENTIDOS DA AVALIAÇÃO FORMATIVA NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O OLHAR DOCENTE. | |
Pedro Alves Castro, Marlon Messias Santana Cruz, Fausta Porto Couto, Daiane Fabrícia Vaz de Oliveira Souza |
IMPLICAÇÕES DO SUBPROJETO PIBID INTERDISCPLINAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA | |
JANAINE WELTER, Rosalvo Luis Sawitzki, Jaqueline Welter |
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS ESCOLARES EM UMA ESCOLA PÚBLICA RURAL DO DISTRITO FEDERAL: EXPERIÊNCIA DOCENTE A PARTIR DO PIBID. | |
Daniel Cantanhede Behmoiras, Betânia Sabino Santos, Bianca Sicca Gomes, Mariana Machado Santos, Tiago Costa Santiago |
PIBID /UNEB ENQUANTO MEDIADOR DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NA BAHIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Valquiria Mendes Santos |
AS PROPOSTAS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO FÍSICA: COLOCANDO “OS PINGOS NOS IS” | |
ivan luis dos santos, marcos garcia neira |
ESPORTES RADICAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO | |
Isis Santos Moreira Carvalho, Dayane Ramos Dórea, Adailton de Jesus Souza, Iara Janaina Rubinatte do Nascimento |
O PROTAGONISMO INFANTIL EM VIVÊNCIAS TEATRAIS: UM ESTUDO DE CASO DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Daniela Diesel, Mateus Lorenzon, Jacqueline Silva da Silva, Derli Juliano Neuenfeldt |
JOGOS DE TABULEIRO COMO INSTRUMENTOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PUC MINAS | |
Marcus Bonfim Ambrosio, Márcia Campos Ferreira, Maria Aparecida Dias Venâncio, Margareth de Paula Ambrosio, Mauro Vinicius de Sá, Vanessa Santos |
PERSPECTIVAS DO TRABALHO DOCENTE PARA UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PIBID UNEB – CAMPUS II | |
Cristiane Moreira Santos, Taise Santos Santos, Viviane Rocha Viana, Diana Martins Tigre |
"MULHER QUE JOGA BOLA É FEIA": PROBLEMATIZANDO ALGUNS ESTEREÓTIPOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Abília Ana Castro Neta, Angelo Miguel Santos Maciel, Romeu Lelis Guedes, Glaurea Nádia Borges de Oliveira |
COMO ENSINAR EM EDUCAÇÃO FÍSICA? UMA SÍNTESE DE 10 ANOS DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE MÉTODOS DE ENSINO | |
Cleyton Batista Sousa, Diego Luz moura |
PIBID “LUTAS” E PROJETO DE EXTENSÃO “JUDÔ BUSHIDÔ ”: UMA POSSIBILIDADE DE ARTICULAÇÃO ENTRE PROJETOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
vamberto ferreira miranda filho, itamar silva souza, leonara alves de miranda gomes, ricardo oliveira da silva, rita de cassia roxane |
O IMPACTO DO PROGRAMA PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNEB-CAMPUS IV/JACOBINA-BA | |
Vanessa Anunciação Silva |
DANÇA AFRO-BRASILEIRA NAS OFICINAS DO ENSINO MÉDIO INOVADOR: PRIMEIRAS VIVÊNCIAS | |
Vandelma Silva Oliveira Rios, Michael Daian Pacheco Ramos, Geisa Alves da Silva |
PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA [NA NATUREZA] NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA | |
Humberto Inacio, Dayse Camara Cauper, Gleyson Gomes, Luzia Paula Silva, Caroline Castro, Lídia Ferreira Machado |
“AQUI É TODO MUNDO IGUAL”: RELATOS DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTE E SUA RELAÇÃO COM A CULTURA ESCOLAR NA CIDADE DE CRICIÚMA – SC. | |
Camila da Rosa Medeiros, Victor Julierme Santos da Conceição |
ATABAQUE, BERIMBAU E BASTÃO: CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
jacqueline Silva nunes Pereira, Leydiane Vitoria Sales, Mineia carvalho rodrigues |
NARRATIVAS DE ENSINAR E APRENDER PRÁTICAS CORPORAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O UNIVERSO DOS SUPER-HERÓIS | |
Matheus Philipe Soares, Jaqueline Santos, Lorraine Pereira, Matheus Silva |
RESSIGNIFICANDO O FUTEBOL NA/DA ESCOLA | |
Demétrio Shineider de Silva, Kezia Lais Santos |
O ENSINO DA CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO FORMAL: UM ESTUDO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA ZONA SUL DE NATAL/RN | |
Josenildo da Silva Santos, Raquel da Costa Araújo, Margareth de Vasconcelos Monteiro |
A RELAÇÃO ENTRE A ATUAÇÃO NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E NO PIBID: IMPLICAÇÕES NO PROCESSO INICIAL DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FISÍCA | |
AMANDA AZEVEDO SANTOS |
O ENSINO DA DANÇA NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS | |
Natália Roberta Vieira, Lucas Iago Silva de Almeida |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: Um diálogo com o PIBID | |
Pollyanna Faria Soares, Gustavo Almeida Vaz |
FUTSAL: UMA POSSIBILIDADE PEDÁGOGICA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | |
priscilla silva santos, Maria Gilberlane Silva Aragão, João Paulo Menezes Santos |
A INSERÇÃO DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO PIAUÍ: Uma retrospectiva histórica de 1939-1975 | |
José Carlos Sousa |
CONSTRUTIVISMO: TEORIA E PRÁTICA EM CASTANHAL-PA | |
Débora Pantoja Santos, Joelma Monteiro Alencar |
A CARÊNCIA DE ESPAÇO FÍSICO NA ESCOLA: implicações na prática pedagógica | |
Nayara Alves Severo, Mayllena Joanne Carvalho |
AS TEORIAS CURRICULARES NAS PRODUÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA | |
Mayara Rocha, Kadja Michele Tenório, Marcílio Souza Júnior, Marcos Neira |
PROPOSTAS CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO FÍSICA EM PERNAMBUCO: ENTENDIMENTOS ACERCA DO ESPORTE | |
Kadja Tenório, Rodrigo Oliveira, Ricardo Lima, Iraquitan Caminha, Marcelo Melo, Marcílio Souza Júnior |
A EVASÃO DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO NAS AULAS EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Yasmim Sousa Sampaio |
RECURSOS TECNOLÓGICOS: UMA AÇÃO PEDAGÓGICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA | |
Paloma Nara da Costa Santos, Alexandre Junior Mendes da Silva, Bernardino Manoel da Silva E. Santo, Elaine Cristina Silva, Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani Coffani, Ana Carrilho Romero Grunennvaldt |
INDÍCIOS DA EMERGÊNCIA DE UM REFERENCIAL CURRICULAR – O CASO DAS LIÇÕES DO RIO GRANDE | |
Bruno de Oliveira e Silva, José Geraldo Soares Damico |
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Thaylane Brasil de Matos, Maria Marcela de Lima Paulino, Rita de Cássia Ricardo Lima, Elen Cristina Soares de Brito, Adriane Corrêa da Silva |
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS NO CURRÍCULO CULTURAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NUM CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA/PR | |
Thiago Felipe Sebben |
PROBLEMATIZANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO MUNICÍPIO DE NATAL-RN | |
Joyce Mariana Alves Barros, Marcilene França da Silva, Antônio de Pádua dos Santos, José Pereira de Melo |
AS PRÁTICAS ESPORTIVAS NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE CÁCERES-MT: CONHECIMENTOS E PRÁTICAS | |
Dominique Stefany Gomes dos Santos, Fábio Penha Coelho |
RESSIGNIFICAÇÃO DAS LUTAS NA ESCOLA RELATO DE EXPERIENCIA NO INTERIOR DO PIBID UFLA | |
Alex Sousa Pereira, Diogo Eduardo Nazareno Silva, Fernando Cardoso Montes, Claudio Marcio Oliveira |
EXPERIÊNCIAS COM ULTIMATE FRISBEE NO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS DE TRABALHO COM UMA MODALIDADE ESPORTIVA NÃO HEGEMÔNICA | |
Diogo Eduardo Nazareno Silva, Álex Sousa Pereira, Rafael Vilas Boas, Fernando Cardoso Montes, Claudio Márcio Oliveira |
JOGOS INDÍGENAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO CRÍTICA PARA TURMAS DE 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO INTERIOR DE MINAS GERAIS | |
Francisco Oliveira, Alysson dos Anjos Silva, Ladislau Pereira Neto, Lucas Teixeira, Fernando Alves Pereira, Matheus Garcia |
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ESCOLA E ENSINO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Derli Juliano Neuenfeldt, Jacqueline Silva Silva, Mariângela Costa Schneider, Mateus Lorenzon, Rogério José Schuck, Tania Micheline Miorando |
A EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA CONCEPÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM AS PROFESSORAS DA ESCOLA ESTADUAL OSCAR CORDEIRO-BA? | |
Lorena Silva Santos, Diana Martins Tigre, Murilo de Souza Santana, Viviane Rocha Viana |
A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO COLÉGIO GILBERTO DIAS DE MIRANDA: UMA RELAÇÃO CONSTRUÍDA A PARTIR DO PIBID/UNEB – JACOBINA/BA | |
Vandelma Silva Oliveira Rios, Michael Pacheco Ramos Daian Pacheco Ramos |
CONSTRUÇÃO DA LEGITIMIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: UMA APROXIMAÇÃO A PARTIR DO PIBID/ESEFFEGO/UEG | |
Victor Hugo de Paiva Arantes, Halisson Keliton Ramos Santos, Lilian Bradão Bandeira |
ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO EXERCICIO DA DOCÊNCIA: A VALORIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS SOCIOCORPORAIS NO SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO | |
Sergio Renato Souza |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E CULAURA CORPORAL COM POSSIBILIDADES METODOLOGICAS PARA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSCA NA ESCOLA: EXPERIENCIA DO PIBID/UFPA | |
Joselene Ferreira Mota, Junissor Ribeiro Santos, Adso Ferreira Ramos, Raryany Matar de Abreu |
PIBID: UM ESPAÇO QUE OPORTUNIZA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PESQUISADOR | |
ÂNGELA BORTOLI JAHN, GABRIELA BORTOLI JAHN, MARCOS FRANKEN, MARIA ROSA CHITOLINA SCHETINGER, ROSELI BESS |
INTERVENÇÃO PIBID-EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: O PAPEL DO LAZER NO MUNDO DO JOGO | |
Alana Batista, Danielly Silva |
ROMPENDO COM O “ROLA BOLA”: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CÁCERES-MT | |
Antonio Fernandes de Souza Junior, Adrielson Clóvis de Oliveira Assunção |
CICLOS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO DO ESPORTE (ATLETISMO) NA ESCOLA MUNICIPAL RECANTO DO BOSQUE | |
Gleice Gonçalves Guarda, Reigler Siqueira Pedroza, Patricia Ferreira Mariano |
XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte
VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte
8 a 13 de Setembro de 2015
Vitória, ES - Brasil