Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
MATERNIDADE, DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Gabriela Nobre Bins, Lisandra Oliveira e Silva, Simone Santos Kuhn, Tatiana Martins Terragno, Natacha da Silva Tavares, Vera Regina Oliveira Diehl

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


Este estudo objetivou refletir sobre a relação entre a experiência da maternidade e da docência em Educação Física com uma Pesquisa Narrativa realizada através de grupos de discussão com mães-professoras de Educação Física. Evidenciou-se a relação entre docência e maternidade diante do cuidado/mediação de filhas/os e alunas/os, na pandemia a ampliação das dificuldades de atender aos propósitos da maternidade e da docência e, ainda, a naturalização das especificidades das mães-professoras.

Referências


ANTUNES, R. Corona Vírus: o trabalho sobre o fogo cruzado. São Paulo: Bointempo, 2020.

BADINTER, E. O conflito: a mulher e a mãe. Rio de Janeiro: Record, 2011.

BEZERRA, P. O Filho é da Mãe? Fortaleza: Substância, 2017.

CONNELLY, E. M.; CLANDININ, D. J. In.: LARROSA, J. et al. Déjame que te cuente: ensayos sobre narrative y educación. Barcelona: Laertes S.A. de Educaciones, 1995.

D’AVILA, M. Revolução Laura. Caxias do Sul: Belas Letras, 2019.

KITZINGER, S. Mães: Um estudo antropológico da maternidade. Lisboa: Presença, 1978.

MALUF, V. M. D.; KAHHALE, E. M. S. P. Mulher, trabalho e maternidade: uma visão contemporânea. Polêmica, v. 9, n. 3, p 143-160, jul./set., 2010.

MOREIRA, L. E.; NARDI, H. C. Mãe é tudo igual? Enunciados produzindo maternidade(s) contemporânea(s). Estudos feministas, Florianópolis, p. 569-594, maio/ago., 2009.

SARAIVA, K.; TRAVERSINI, C.; LOCKMANN, K. A educação em tempos de COVID-19: o ensino remoto e a exaustão docente. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 01-24, 2020.

SCAVONE, L. A maternidade e o feminismo: diálogo com as ciências sociais. Cadernos Pagu, n. 16, p. 137-150, 2001.

TARDIF, M. Saberes docentes e Formação Profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

WELLER, W. Grupos de discussão na pesquisa com adolescentes e jovens: aportes teórico-metodológicos e análise de uma experiência com o método. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 241-260, maio/ago., 2006.

Texto completo: PDF