Tamanho da fonte:
O TEMA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DIÁLOGOS ENTRE INTENÇÕES PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIA
Última alteração: 2021-11-29
Resumo
Este estudo busca analisar as formas de abordagem da temática saúde pelos docentes da rede pública do município do Natal/RN baseada no uso dos recursos tecnológicos. Para isso, 38 profissionais responderam um questionário online estruturado. Diante das achados percebemos que o professorado vê relevância na temática e entende que o uso das tecnologias auxilia no engajamento e aprendizagem dos estudantes. No entanto, faz-se necessário aprofundamento qualitativo nos resultados obtidos.
Referências
BAEZ, M. A. C. et al. Educação Física escolar e saúde: novos olhares frente a novos contextos. EFDeportes.com, Buenos Aires, v. 8, n. 173, p. 1-1, out. 2012. Disponível em: http://www.efdeportes.com/. Acesso em: 12 maio 2021.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
FONSECA, F. B. et al. Educação física escolar, tecnologias digitais e saúde: incursões exploratórias pela literatura. Motrivivência, [S.L.], v. 32, n. 63, p. 01-18, 1 out. 2020. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
KNUTH, A. G.; AZEVEDO, M. R.; RIGO, L. C. A inserção de temas transversais em saúde nas aulas de Educação Física. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 73-78, set. 2012.
SCHUHMACHER, V. R. N.; ALVES FILHO, J. P.; SCHUHMACHER, E. As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Ciência & Educação (Bauru), [S.L.], v. 23, n. 3, p. 563-576, jul. 2017. FapUNIFESP (SciELO).
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
FONSECA, F. B. et al. Educação física escolar, tecnologias digitais e saúde: incursões exploratórias pela literatura. Motrivivência, [S.L.], v. 32, n. 63, p. 01-18, 1 out. 2020. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
KNUTH, A. G.; AZEVEDO, M. R.; RIGO, L. C. A inserção de temas transversais em saúde nas aulas de Educação Física. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 73-78, set. 2012.
SCHUHMACHER, V. R. N.; ALVES FILHO, J. P.; SCHUHMACHER, E. As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Ciência & Educação (Bauru), [S.L.], v. 23, n. 3, p. 563-576, jul. 2017. FapUNIFESP (SciELO).
Texto completo:
PDF