Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PERFIL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA CONFORME AS PREOCUPAÇÕES DOCENTES
Suelen Vicente Vieira, Franciele Fernandes Baliero, Jorge Both

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


O trabalho objetivou identificar os perfis dos docentes de Educação Física considerando o modelo teórico de preocupações de professores. A amostra contou com 92 professores de Educação Física das redes municipal e estadual. Identificou-se dois grupos: menos preocupados e vinculados ao município; mais preocupados e vinculados ao estado. Conclui-se que, para minimizar as preocupações, as condições e o apoio ao trabalho docente de Educação Física são importantes.

Referências


COSTA, B.O. Preocupações Pedagógicas e Desenvolvimento Profissional em Educação Física: Passo ou descompasso?. 2013. 120f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2013.

FARIAS, G.O. et al. Ciclos da Trajetória Profissional na Carreira Docente em Educação Física. Movimento, v.24, n.2, p.441-454, 2018.

FAVATTO, N.C.; BOTH, J. Preocupações dos Professores de Educação Física no Início da Carreira Docente. Motrivivência, v.31, n.58, p.1-17, 2019.

FERNANDES, F.H.; ROWIECKI, A.G.; VIEIRA, S.V. Perfil Sociodemográfico e Preocupações dos Professores de Educação Física do Município de Cianorte – Paraná. Caderno de Educação Física e Esporte, v.17, n.1, p.119-128, 2019.

FULLER, F. Concerns of Teachers: A developmental conceptualization. American Educational Research Journal, n.6, p.207-226, 1969.

FULLER, F.; BOWN, O. Becoming a Teacher. In: RYAN, K. (ed.). Teacher Education. Yearbook of the National Society for the Study of Education. Chicago: University of Chicago Press, 1975, p.25-52.

PIGGE, F.L.; MARSO, R.N. A Seven-Year Longitudinal MW.ti-factor Assessment of Teaching Concerns Developmert Through Preparation and Early Years of Teaching. Annual Meeting of the American Educational Research Association, 1995.

SOUZA, S.P.; NASCIMENTO, P.R.B.; FENSTERSEIFER, P.E. Atuação Docente em Educação Física: Entre investimento e desinvestimento pedagógico. Motrivivência, v.30, n.54, p.143-159, 2018.

TRUSZ, R.D. et al. Preocupações de Professores de Educação Física: Reflexões acerca de estudos relacionados à temática. Movimento, v.23, n.4, p.1471-1484, 2017.

TRUSZ, R.D. et al. Preocupações de docentes de Educação Física: associação com o nível de ensino e o vínculo institucional. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.42, 2020.

VIEIRA, S.V.; BEUTTEMMULLER, L.J.; BOTH, J. Preocupações de Professores de Educação Física Conforme os Ciclos de Desenvolvimento Profissional e Características Sociodemográficas. Journal of Physical Education, v.29, 2018.

VIEIRA, S.V. et al. Preocupações de Professores de Educação Física ao Longo da Carreira. Revista Brasileira de Ciências do Esportes, v.43, 2021.

Texto completo: PDF