Tamanho da fonte:
FORMAÇÃO DOS PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: PRÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE
Última alteração: 2021-12-03
Resumo
A pesquisa buscou investigar as práticas desenvolvidas pelos docentes de Educação Física para lidar com o gênero/sexualidade e a diversidade sexual nas escolas públicas da rede na Grande Vitória/ES. Realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e analisamos documentos regulatórios das secretarias de educação. Concluímos que pouco se apresenta às questões de gênero e da sexualidade nas formações continuadas de professores o que isso contribui para a perpetuação de preconceitos na prática escolar da Educação Física.
PALAVRAS-CHAVES: Formação; Educação Física Escolar; Gênero;
PALAVRAS-CHAVES: Formação; Educação Física Escolar; Gênero;
Referências
ALTMANN, H. Educação física escolar: relações de gênero em jogo. São Paulo, 2015.
FLICK, U. Introdução a metodologia de pesquisa – Um guia para iniciantes. Porto Alegre: Editora Penso. 2013.
GOELLNER, S. V. A educação dos corpos, do gênero e da sexualidade e o reconhecimento da diversidade. Cadernos de FC RBCE. p.71-83, 2010.
JACO, J. F.; ALTMANN; H. Significados e expectativas de gênero: olhares sobre a participação nas aulas de educação física. Educação em Foco. Juiz de Fora, p.1-26, 2017.
SCOTT, J. W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre. p. 71-99, 1995.
WENETZ, I. Presentes na escola e ausentes na rua: brincadeiras de crianças marcadas pelo gênero e pela sexualidade. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano) – Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Escola de Educação Física, UFRGS, Porto Alegre, 2012.
FLICK, U. Introdução a metodologia de pesquisa – Um guia para iniciantes. Porto Alegre: Editora Penso. 2013.
GOELLNER, S. V. A educação dos corpos, do gênero e da sexualidade e o reconhecimento da diversidade. Cadernos de FC RBCE. p.71-83, 2010.
JACO, J. F.; ALTMANN; H. Significados e expectativas de gênero: olhares sobre a participação nas aulas de educação física. Educação em Foco. Juiz de Fora, p.1-26, 2017.
SCOTT, J. W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, Porto Alegre. p. 71-99, 1995.
WENETZ, I. Presentes na escola e ausentes na rua: brincadeiras de crianças marcadas pelo gênero e pela sexualidade. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano) – Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Escola de Educação Física, UFRGS, Porto Alegre, 2012.
Texto completo:
PDF