Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ENTRE O BIOLÓGICO E O CULTURAL: CONCEPÇÕES DE ENSINO DE ESTAGIÁRIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Pedro de Oliveira Milagres, Natália Franciele Lessa, Soraya Dayanna Guimarães Santos

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


O estudo objetivou compreender a concepção de ensino de estagiários da Educação Física na Educação Infantil. Foi aplicada a entrevista semiestruturada com quatro estagiários e utilizada a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram uma não uniformidade quanto às concepções de ensino da Educação Física na Educação Infantil. Consideramos ser necessário que os cursos de Educação Física formem professores conscientes das demandas da infância, dentro do seu tempo e espaço.

Referências


AYOUB, E. Narrando experiências com a Educação Física na Educação Infantil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 26, n. 3, p. 143-158, maio 2005.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

LACERDA, C. G. de; COSTA, Martha Benevides da. Educação Física na Educação Infantil e currículo da formação Inicial. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 34, n. 2, p.327-341, jun. 2012.

MARTINS, R. L. del R.; TOSTES, L. F.; MELLO, A. da S. Educação Infantil e formação docente: análise das ementas e bibliografias de disciplinas dos cursos de educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 3, p. 705-720, jul. 2018.

ROCHA, M. C. Forma Escolar, Educação Física e Educação Infantil: (im)pertinências. 2011. 132 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.

ROCHA, M. A. B. da et al. As teorias curriculares nas produções acerca da Educação Física Escolar: uma revisão sistemática: uma revisão sistemática. Currículo Sem Fronteiras, v. 15, n. 1, p. 178-194, abr. 2015.

SACCHI, A.; METZNER, A. A percepção do pedagogo sobre o desenvolvimento psicomotor na educação infantil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 100, n. 254, p. 96-110, 18 jun. 2019.

SAYÃO, D. T. Educação Física na Educação Infantil: riscos, conflitos e controvérsias. Motrivivência, Florianópolis, v. 13, p.221-238, nov. 1999.

SOUZA, B. I. S. de S. A organização do trabalho pedagógico na educação infantil: especificidades e relações com a educação física: especificidades e relações com a Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 58, p. 1-22, maio 2019.

TANI, G. et al. Educação Física Escolar: Fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EDUSP, 1988.

VYGOTSKI, Lev. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1991.

Texto completo: PDF