Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
LAZER E QUALIDADE DE VIDA URBANA: A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE DE EQUIPAMENTOS PÚBLICOS PARA VIVÊNCIAS FÍSICO-ESPORTIVAS
Isabela Veloso Lopes Versiani

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


A existência de equipamentos públicos de lazer é parte integrante da melhoria da qualidade de vida nas cidades. De natureza descritiva, a comunicação analisa a diversidade de equipamentos públicos de lazer ligados aos interesses físico-esportivos na cidade de Montes Claros-MG, correlacionada a indicadores de qualidade de vida urbana. Nos resultados, aponta-se para uma relação desigual entre as regiões, com múltiplas carências e necessidade de maiores investimentos.

Referências


CAMARGO, L. O que é lazer? São Paulo: Brasiliense, 2003.

DUMAZEDIER, J. Valores e conteúdos culturais do lazer. São Paulo: SESC, 1980.

GOMES, C. Lazer e Cidade: reflexões. In: BRANDÃO, C. (org.) As Cidades da Cidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006. p. 171-184.

LEITE, M. Leite, M. Geoprocessamento aplicado ao estudo do espaço urbano: o caso da cidade de Montes Claros. 2006. 106f. Dissertação (Mestrado) - Programa em Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.

LEVA, G. Indicadores de calidad de vida urbana: teoría y metodología. Argentina: Universidad Nacional de Quilmes, 2005.

MARCELLINO, N. O lazer e os espaços na cidade. In: YSAYAMA, H.; LINHALES, M. (orgs.) Sobre lazer e política: maneiras de ver, maneiras de fazer. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. p. 65-92.

NAHAS, M. Indicadores Intra-Urbanos como instrumentos de gestão da qualidade de vida urbana em grandes cidades: uma discussão teórico-metodológica. In: VITTE, C.; KEINERT, T. (orgs.). Qualidade de Vida, Planejamento e Gestão Urbana: discussões teórico-metodológicas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009. p. 123-153.

VERSIANI, I. Lazer e Qualidade de Vida Urbana: análise a partir da distribuição de equipamentos para a vivência físico-esportiva. 2011. 187 f. Dissertação (Mestrado). Programa em Desenvolvimento Social, Universidade Estadual de Montes Claros, Minas Gerais, 2011.

VITTE, C.; KEINERT, T. Apresentação. In: VITTE, C.; KEINERT, T. (orgs.) Qualidade de Vida, Planejamento e Gestão Urbana: discussões teórico-metodológicas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009. p. 09-11.

Texto completo: PDF