Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A INICIAÇÃO CIENTÍFICA E A PESQUISA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANALISANDO DEZ ANOS DE CONBRACE
Elaine Brito Carneiro, Rosane Moreira Silva de Meirelles

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


Este estudo analisou a presença da temática Iniciação Científica para a formação do profissional em Educação Física nos trabalhos publicados nos Anais dos últimos dez anos do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Conbrace – 2007 a 2017) onde foi realizada uma revisão sistemática. Os resultados mostraram trabalhos de educadores-pesquisadores interessados em apresentar a correlação de aspectos teórico-práticos na Educação Física com discussões relevantes sobre a pesquisa como instrumento importante para a investigação da prática pedagógica dos docentes.

Referências


BANDEIRA, C.; ARAÚJO, C.; FINOQUETO, L. C. P. O currículo e suas possíveis contribuições para a construção de conhecimento em educação física: em foco as trajetórias formativas. XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Goiânia 2017.
BARDINI, C.; DIEZ, .C L. F.; HORN, G. B. Evinci, políticas institucionais de pesquisa e a produção científica no departamento de educação física da UFPR. XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e II Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Recife 2007.
BOPSIN, A. P.; BERNARDI, G. B. Formação inicial na perspectiva de estudantes de educação física: Contribuições dos estudos de Iniciação Científica do grupo F3P-EFICE. XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Porto Alegre 2011.
BRASIL, Lei nº 1.310 de 15 de janeiro de 1951. Cria o Conselho Nacional de Pesquisa e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1950-1959/lei-1310-15-janeiro-1951-361842-exposiçãodemotivos-149295-pl.htmlAcesso em: 18 de novembro de 2020.
BRASIL, S. E. R.; TEIXEIRA, C. L. D.; LOBÃO, L S. M.; SOUZA, E. T.; SOARES, M. G. Pesquisa e prática pedagógica na formação inicial: relato de primeiranistas do CEDF/UEPA. XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Brasília 2013.
CAPARROZ, F. E; VASCONCELLOS, B. S.; CALEGARI, K. S.; GUMUCIO, N. G.; ALMEIDA, U. R. Formação Inicial de Professores de Educação Física: a prática pedagógica do professor universitário em questão. XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e II Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Brasília 2007.
DEMO, P. Pesquisa e construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermans. 7a. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro; 2012.
DINIZ-PEREIRA, J. E. A pesquisa dos educadores como estratégia para construção de modelos críticos de formação docente. In: Diniz-Pereira JE, Zeichner KM. A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica Editora, p. 11-37, 2011.
HALLAL, P. C.; MELO, V. A. Crescendo e enfraquecendo: um olhar sobre os rumos da Educação Física no Brasil. Rev Bras Ciênc Esporte 2017:322-327, v. 39, n. 3.
JAHN, A. B.; JANH, G. B.; FRANKEN, M.; SCHETINGER, M. R.; BESS, R. Pibid: um espaço que oportuniza a formação do professor pesquisador. XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória 2015.
LÜDKE, M. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: MARLI, A. (org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, p. 27-54, 2012.
MASSI, L.; QUEIROZ, S. L. Estudos sobre iniciação científica no Brasil: uma revisão. Cadernos de Pesquisa 2010:173-197, v. 40, n. 139.MASSI L, QUEIROZ, S. L. (Org.). Iniciação científica: aspectos históricos, organizacionais e formativos da atividade no ensino superior brasileiro. [online]. São Paulo: Editora UNESP, 2015, 160 p. ISBN 978-85-68334-57-7. Available from SciELO Books . Acesso em: 18 de outubro 2020.
MOHER, D.; SHAMSEER, L.; CLARKE, M., GHERSI, D.; LIBERATI, A.; PETTICREW, M.; SHEKELLE, P.; STEWART, L. A., and PRISMA-P Group. Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015 statement. Systematic Reviews 2015, 4:1. Disponível em: . Acesso em: 18 de outubro 2020.
PAIVA, A. C. A produção do conhecimento no âmbito da recreação & lazer: a monografia em discussão. XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e II Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Recife 2007.
PINHEIRO, G. Y. M.; SOARES, M. G. A iniciação científica contribuindo para a formação em educação física. XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Porto Alegre 2011.
PIRES, H. V. F, PREREIRA, A. K. R; FLAUSINO, M. S.; SILVA, A. M. Pesquisa na Formação Profissional: um estudo em projetos curriculares de graduação em licenciatura na educação física em Goiás. XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Goiânia 2017.
POFFO, B. N. Periódicos online na formação de professores de educação física: estudo com discentes da UFSC. XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória 2015.
SILVA, H. L. F.; BANDEIRA, L. B. B. Mapeando a relação entre pesquisa e formação de professores de educação física. Anais do XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e II Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Recife 2007.
SILVA, E. M.; VIANNA, R. B. A articulação ensino/pesquisa/extensão na trajetória de formação dos/as acadêmicos/as envolvidos/as no projeto criadança. XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória 2015.
SOARES JR, N. E. Docência universitária: a pesquisa como estratégia de ensino. XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Salvador 2009a.
SOARES JR, N. E. O lugar da pesquisa nas diretrizes curriculares para a formação dos professores de Educação Física para a Educação Básica. XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e III Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Salvador 2009b.
SOARES JR, N. E. A pesquisa na formação inicial dos professores de Educação Física. XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Porto Alegre 2011.
SOUSA, M. F.; FURTADO, R. P.; ALVARENGA, V. C. Ensino e pesquisa no currículo da faculdade de Educação Física da UFG: a experiência da oficina experimental. XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Porto Alegre 2011.
TAFFAREL, C. N. Z.; PEIXOTO, E. M. M.; MORSCHBACHER, M. A formação para o trabalho científico na formação de professores de Educação Física. XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Vitória 2015.
TAFFAREL, C. N. Z.; VILAS BÔAS JR, J. C. S; MORSCHBACHER, M.; QUEIROZ, S. G. O trato com o conhecimento relativo ao trabalho científico no curso de licenciatura em educação física da FACED/UFBA. XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Goiânia 2017.
VANZUITA, A.; SIQUEIRA FILHO, V. Pesquisa e produção do conhecimento: elementos da identidade do professor de educação física. XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e II Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Recife 2007.
ZEICHNER, K. M. A pesquisa-ação e a formação docente voltada para a justiça social: um estudo de caso dos Estados Unidos. In: Diniz-Pereira, J. E.; Zeichner, K. M. A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

Texto completo: PDF