Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PRIMEIROS INDÍCIOS DA DESERTIFICAÇÃO MIDIÁTICO-ESPORTIVA EM MATO GROSSO DO SUL
Lucas Barbosa Silva, Marcos Paulo da Silva, Silvan Menezes dos Santos

Última alteração: 2021-11-29

Resumo


O objetivo da pesquisa foi identificar indícios da desertificação midiático-esportiva na cobertura jornalística do esporte a partir do estudo de notícias em portais online de Mato Grosso do Sul. Realizamos uma abordagem quanti-qualitativa do produto midiático, aportando em uma análise prévia de 240 notícias. Inferimos indícios parciais da desertificação, a partir da abrangência das notícias e da identificação das fontes jornalísticas calcada, essencialmente, em personagens primários.

Referências


D’AURIA, B. B.; SALERNO, M. B.; SANTOS, S. M. DOS. A desertificação midiático-esportiva do Mato Grosso do Sul: primeiras análises e reflexões sobre a cobertura jornalística do esporte local. Revista Alterjor, v. 01, n. 23, p. 344–362, 2021.
GIMENES, A. K. F.; SILVA, M. P. DA. Análise de fontes e canais informativos do caso Marielle Franco nos jornais Folha de S. Paulo e El País: nuances de oficialismo e estreitamento do espectro de vozes. 43o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Anais...Virtual: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2020.
LOPES, M. I. V. Pesquisa em Comunicação. São Paulo (SP), Editora Loyola, 2005.
NÚCLEO DE INFORMAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PONTO BR. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC domicílios 2018. São Paulo: [s.n.].
PERUZZO, C. M. K. Mídia regional e local: aspectos conceituais e tendências. Comunicação & Sociedade, v. 26, n. 43, p. 67–84, 2005.
PIRES, G. D. L. A Educação Física e o discurso midiático: abordagem crítico-emancipatória. Ijuí: Unijuí, 2002.
PNUD - PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional - Movimento é Vida: Atividades Físicas e Esportivas para Todas as Pessoas: 2017. Brasília: [s.n.]. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2017.
RADCLIFFE, D. A importância dos dados para o jornalismo local. Comunicação & Educação, v. 22, n. 1, p. 85, 2017.
SOLEY, L. C. The News Shapers: The Source Who Explain the News. New York, Westport, London: Praeger Publishers, 1992.

Texto completo: PDF