Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
DEFICIÊNCIA VISUAL: VIVÊNCIAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E NO ESPORTE NA CIDADE DE ANÁPOLIS-GO
Marcos Vinícius Guimarães de Paula

Última alteração: 2021-08-30

Resumo


Este texto tem como objetivo discutir, ainda que brevemente, a respeito da inclusão de crianças com deficiência visual na Educação Física Escolar e no esporte escolar. Consiste em um estudo descritivo, sendo um relato de experiência. Dessa forma, são compartilhadas experiências pedagógicas inclusivas com dois educandos com deficiência visual, de uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Anápolis, estado de Goiás, por meio da vivência de algumas práticas corporais de aventura, de jogos eletrônicos e da corrida de rua, em um projeto de atletismo escolar. Destaca-se que foram oportunizadas novas experiências corporais e novas aprendizagens, colaborando para ampliar o acervo cultural dos estudantes envolvidos e para fortalecer o debate da inclusão das crianças com deficiência na escola, na Educação Física e também no esporte. O presente trabalho defende que o corpo do estudante com deficiência não pode ser silenciado, esquecido e amordaçado, mas ao contrário, precisa ser reconhecido e explorado, tendo as suas especificidades respeitadas. Por conseguinte, compreende-se que é uma função política e sensível dos professores de Educação Física, ajudar a contemplar e a valorizar a corporeidade das crianças e dos jovens com deficiência.

Referências


ALMEIDA, D. B.; TEIXEIRA, R. A. G. O contexto educacional complexo e diverso a partir de uma análise interpretativa dos aspectos legais que subsidiam propostas educativas inclusivas. In: LIBÂNEO, J. C.; SUANNO, M. V. R. (Orgs.). Didática e Escola em uma sociedade complexa. Goiânia: CEPED, 2011. p. 155-173.

BARRETO, C. S. G.; REIS, M. B. de F. Educação inclusiva: do paradigma da igualdade para o paradigma da diversidade. Polyphonía, Goiânia, v. 22, n. 1, p. 19-32, jan./jun. 2011.

BUENO, J. G. S. Educação especial brasileira: integração/segregação do aluno diferente. São Paulo: EDUC, 1993.

CAMARGO, E. P. de. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Ciência e Educação, Bauru, v. 23, n. 1, p. 1-6, jan./mar. 2017.

CORREIA, L. de M. Inclusão e necessidades educativas especiais: um guia para educadores e professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2008.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: O que é? Por Quê? Como Fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MARTINS, L. A. R. A visão de licenciandos sobre a formação inicial com vistas à atuação com a diversidade dos alunos. In: CAIADO, K. R. M.; JESUS, D. M.; BAPTISTA, C. R. (Orgs.). Professores e educação especial: formação em foco. Porto Alegre: Mediação, 2011. p. 51-64.

MEIRIEU, P. O cotidiano da escola e da sala de aula: o fazer e o compreender. Porto Alegre: Artmed, 2005.

ROSADAS, S. C. Educação física especial para deficientes. Rio de Janeiro: Atheneu, 1986.

SANTOS, M. P. dos. O papel do ensino superior na proposta de uma educação inclusiva. Movimento, Niterói, v. 1, n. 7, p.78-91, Maio. 2003.

Texto completo: PDF