Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
DO CHÃO DA ESCOLA AO ENSINO REMOTO: FRAGILIDADES DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
BRUNA SOLERA, Yedda Maria da Silva Caraçato de Sousa, Ana Luiza Barbosa Anversa, Patric Paludett Flores, Vânia de Fátima Matias de Souza, Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira

Última alteração: 2021-09-03

Resumo


Este estudo objetivou verificar as fragilidades percebidas pelos estudantes do Ensino Médio acerca das aulas remotas de Educação Física na Pandemia COVID-19. Participaram do estudo 28 estudantes por meio de questionário online. Verificou-se como fragilidades centrais as relacionadas aos aspectos didáticos e estruturais, destacando-se a ausência de aulas práticas. Contudo, pode-se observar que a predominância da dimensão conceitual do conhecimento pode influenciar na aprendizagem para além dos muros da escola.

Referências


BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, 2017.
COELHO, C. G.; FONSECA, X. F.; MARQUES, A. C. G. Educação física escolar em tempos de pandemia da COVID-19: a participação dos alunos de ensino médio no ensino remoto. Intercontinental Journal on Physical Education, v. 2, n. 3, p. 1-13, 2020.
MACHADO, R. B. et al. Educação Física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares. Movimento, v. 26, e26081, 2020.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2013.
PASINI, C. G. D.; CARVALHO, E.; ALMEIDA, L. H. C. A educação híbrida em tempos de pandemia: algumas considerações. FAPERGS. Ministério da Educação. Universidade Federal de Santa Maria, 2020.
PEREIRA, A. J.; NARDUCHI, F.; MIRANDA, M. G. Biopolítica e Educação: os impactos da pandemia do covid-19 nas escolas públicas. Revista Augustus, v. 25, n. 51, p. 219-236, 2020.
SILVA, A. J. F; et al. A adesão dos alunos às atividades remotas durante a pandemia: realidades da Educação Física Escolar. Corpoconsciência, p. 57-70, 2020.
THOMAS, J. R.; NELSON. J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de Pesquisa em Atividade Física. Phorte: São Paulo, 2012.

Texto completo: PDF