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INCLUSÃO NA INFÂNCIA: NADA DO CORPO, SEM MEU CORPO
Última alteração: 2021-09-03
Resumo
Apresentamos um recorte de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi realizar uma proposta de intervenção junto aos professores da Educação Infantil, frente a compreensão de corpo como lugar de aprendizagem das crianças com deficiência, sob os fundamentos epistemológicos de Merleau-Ponty. Tivemos como metodologia a pesquisa-ação colaborativa, na qual procuramos falar de um corpo que é mais que funcional e o biológico visível, mas um corpo que é mais que isso, considerando as experiências de sentido e significado que passam por ele, inclusive sua aprendizagem.
Referências
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IBIAPINA, I. M. L. M. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber, 2008.
LE BRETON, David. A Sociologia do Corpo. 2ª ed. Tradução de Sonia M.S. Furhmann. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto R. de Moura. 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2016.
PEIXOTO, S.M.P. O corpo como sentido, criação e significado da criança com Síndrome de Down: uma proposta de intervenção docente na Educação Infantil. 2019. 190 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, UFRN, Natal, 2019.
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