Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
INCLUSÃO NA INFÂNCIA: NADA DO CORPO, SEM MEU CORPO
Sara Maria Pinheiro Peixoto, Ana Aparecida Tavares da Silveira, Maria Aparecida Dias

Última alteração: 2021-09-03

Resumo


Apresentamos um recorte de uma pesquisa de mestrado, cujo objetivo foi realizar uma proposta de intervenção junto aos professores da Educação Infantil, frente a compreensão de corpo como lugar de aprendizagem das crianças com deficiência, sob os fundamentos epistemológicos de Merleau-Ponty. Tivemos como metodologia a pesquisa-ação colaborativa, na qual procuramos falar de um corpo que é mais que funcional e o biológico visível, mas um corpo que é mais que isso, considerando as experiências de sentido e significado que passam por ele, inclusive sua aprendizagem.

Referências


GOELLNER, S. V. A produção cultural do corpo. In: LOURO, G.; FELIPE, J.; GOELLNER, S. V. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 3. Ed. Petrópolis: Vozes, 2007. p.17-51.

IBIAPINA, I. M. L. M. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber, 2008.

LE BRETON, David. A Sociologia do Corpo. 2ª ed. Tradução de Sonia M.S. Furhmann. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Alberto R. de Moura. 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2016.

PEIXOTO, S.M.P. O corpo como sentido, criação e significado da criança com Síndrome de Down: uma proposta de intervenção docente na Educação Infantil. 2019. 190 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, UFRN, Natal, 2019.

Texto completo: PDF