Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS DE NATAÇÃO INFANTIL APÓS O ISOLAMENTO SOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ana Claudia Ribeiro, Silvio Costa Telles, Ana Lucia Barcia, Juliana Falcão de Oliveira Cruz, Flavia Fernandes de Oliveira

Última alteração: 2021-11-29

Resumo


A pandemia de Covid- 19 implicou na necessidade mundial de isolamento social. Este estudo objetiva relatar as percepções das professoras de uma escola de natação infantil após o retorno das crianças às aulas presenciais. Para o alcance desse objetivo, foram realizadas reuniões pedagógicas, entre agosto e novembro de 2020 entre as professoras e a diretora a fim de ajustar as aulas e o acolhimento das crianças. Foram relatadas alterações de comportamento como aborrecimento, desânimo, agitação e desatenção, percebidas em quatorze dos quarenta alunos inscritos nas aulas de natação. O estudo sugere uma pesquisa aprofundada sobre a saúde mental das crianças e uma reflexão sobre a temática.

Referências


CASARIN, N.; RAMOS, M. Família e aprendizagem escolar. Revista Psicopedagogia. Porto Alegre, v.4, n.74, p.182- 201, 2007.

FERNANDEZ, A. Atenção Aprisionada. Porto Alegre: Penso editora, 2012.

GALVÃO, I. Henri Wallon, Uma Concepção Dialética do Desenvolvimento Infantil. 4a edição. Rio de Janeiro: Ed.Vozes, 1995.

Texto completo: PDF