Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O CORPO EM PAULO FREIRE: COMPREENSÕES NECESSÁRIAS À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Hudson Pablo de Oliveira Bezerra

Última alteração: 2021-11-30

Resumo


Objetivamos nesse trabalho apresentar as compreensões de corpo no pensamento de Paulo Freire estabelecendo diálogos com o contexto da Educação Física escolar. O mesmo foi construído a partir de uma revisão bibliográfica com base na leitura de alguns dos seus livros. Como resultado encontramos compreensões sobre o corpo que o reconhecem como integral, expressivo, consciente, relacional, temporal, histórico e inacabado.

Referências


FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Política e educação. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria e prática em educação popular. 4ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

Texto completo: PDF