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O CORPO EM PAULO FREIRE: COMPREENSÕES NECESSÁRIAS À EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Última alteração: 2021-11-30
Resumo
Objetivamos nesse trabalho apresentar as compreensões de corpo no pensamento de Paulo Freire estabelecendo diálogos com o contexto da Educação Física escolar. O mesmo foi construído a partir de uma revisão bibliográfica com base na leitura de alguns dos seus livros. Como resultado encontramos compreensões sobre o corpo que o reconhecem como integral, expressivo, consciente, relacional, temporal, histórico e inacabado.
Referências
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Política e educação. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria e prática em educação popular. 4ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 8ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Política e educação. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria e prática em educação popular. 4ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
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