Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
LINGÍADA E A CIRCULAÇÃO DA GINÁSTICA SUECA NO BRASIL (1944-1952)
Anderson Cunha Baía, Andrea Moreno, Iara Bonifácio

Última alteração: 2021-12-04

Resumo


Esse estudo tem como objetivo analisar a participação brasileira na II Lingíada, as quais foram espaços de demonstração e debate das práticas culturais de diferentes países, tendo sua primeira edição em 1939 e a segunda em 1949. Com o aporte teórica da História Cultural, analisamos as edições da Revista Brasileira de Educação Física, de 1944 a 1952. Os brasileiros, ao participarem do evento, retornam influenciados pela ginástica sueca que tiveram contato e intensificam sua circulação pelo país

Referências


BAÍA, A. C; MORENO, A. Revista Brasileira de Educação Física: a Moderna Ginástica Sueca no Brasil (1944-1952). Cadernos de História da Educação, 19(3), 686-706, 2020.

BONIFÁCIO, I. M. A. Itinerários de Ludvig Gideon Kumlien e a (re)produção da ginástica sueca. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

FERNANDES, G. A. Dar à Educação Física uma história: o livro História da Educação Física e dos Desportos no Brasil, de Inezil Penna Marinho. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.

LANGLADE, A; LANGLADE, N.R. Teoria general de la gimnasia. Buenos aires: Editorial Stadium, 1970.

MORENO, A.; BAÍA, A. C. Do Instituto Central de Ginástica (GCI) de Estocolmo para o Brasil: cultivo e divulgação de uma educação do corpo. Educação em Revista. Belo Horizonte, Dossiê Educação, Saúde, Recreação - Processos Históricos, v.35, e217636, 2019.

PEREIRA, C. F. M. Tratado de Educação Física – Problema Pedagógico e Histórico. – Vol I. Lisboa: Bertrand, S/d.

Texto completo: PDF