Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ESTÁGIO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: RELATOS E DESAFIOS DO ENSINO REMOTO
CARLA VANESSA PACHECO, Gláucia Andreza Kronbauer, Emerson Luís Velozo

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


O presente trabalho é fruto das experiências do estágio docência no Ensino Superior, com a pretensão da preparação para a docência, sendo obrigatório para todos os bolsistas do Programa de Demanda Social. As experiências foram marcadas por aprendizados e desafios decorrentes da pandemia causada pela COVID-19. O estágio torna-se um elemento articulador entre os conhecimentos científicos, a atuação profissional e a importância dos momentos de sensibilidade da sala de aula.

PALAVRAS-CHAVE: estágio docência; experiências, pandemia COVID-19.

Referências


BRASIL. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus – Covid-19. Ministério da Educação. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Publicado em: 17/06/2020; Edição: 114, Seção: 1, p.62.

CHAMLIAN, H.C. Docência na Universidade: Professores Inovadores na USP. Cadernos de pesquisa, n.118. Março, 2003.

PENTEADO, R. Z.; COSTA, B. C. G. Trabalho docente com videoaulas em EaD: dificuldades de professores e desafios para a formação e a profissão docente. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.37. 2021.

UNICENTRO. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1-PROEN/UNICENTRO, DE 17 DE ABRIL DE 2020. Instrui sobre os procedimentos a serem adotados para a realização de atividades não presenciais em cursos de graduação presenciais da UNICENTRO [...]. Guarapuava, PR: UNICENTRO, 2020.

Texto completo: PDF