Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
OS SABERES DOCENTES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS DO BRASIL
Raquel Aline Pereira de Souza, Wilson Alviano Junior

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


A presente pesquisa buscou verificar se e como o componente curricular Educação Física (EF) está presente nos cursos de formação inicial em Pedagogia. Para tanto, foram analisados os PPCs de 41 Universidades Federais que oferecem o curso em sua modalidade presencial. A análise dos dados propiciou a compreensão de que existe uma polissemia discursiva em relação ao componente nos cursos verificados e evidenciou a problemática da divisão da EF e seu reflexo nos cursos de pedagogia analisados.

PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professor/a; Pedagogia; Educação Física

Referências


BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

_______, Ministério de Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

_______, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, 2017. Disponível em: . Acesso em: 15 de agosto de 2020.

CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CFE nº. 3, de 16 de junho de 1987. Fixa os mínimos de conteúdos e duração a serem observados nos cursos de graduação em Educação Física. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 22 jun. 1987.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Superior. Parecer CES/CNE nº. 58, de 18 de fevereiro de 2004. Diretrizes curriculares para o curso de graduação em Educação Física. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 4 mar. 2004c.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. Diretrizes curriculares para o curso de graduação em Pedagogia. Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], Brasília, DF, 15 mai. 2006

HALL, S. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio Apicuri, 2016.

NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física, Currículo e Cultura. São Paulo: Phorte editora, 2009.

NUNES, M. L. F. O mapa do território do Ensino Superior e da formação em Educação Física: emerge o criador. In: Neira, M.G.; NUNES, M.L.F. Monstros ou heróis?:os currículos que formam professores de educação física. – 1ed.- São Paulo: Phorte, 2016.

SILVA, T.T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. – 3ed.; 11 reimp. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

Texto completo: PDF