Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
AS MENINAS NÃO QUEREM JOGAR? UMA REVISÃO SOBRE ASPECTOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO ESPORTIVA DE MENINAS
Mariana Zuaneti Martins, Vinnicius Camargo de Souza Laurindo, Bruna Saurin Silva, Herllen Azevedo, Daiane Oliveira

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


Aqui realizamos uma revisão integrativa sobre como os aspectos didático metodológicos têm sido enfocados na produção sobre esporte e gênero, respondendo a seguinte questão: que fatores didático-metodológicos contribuem para a (des)mobilização de meninas para a prática esportiva? Nosso recorte é 2009-2019 em revistas pedagógicas da EF, resultando em 11 artigos selecionados. Nossos resultados apontam para i) a distinta forma como meninos e meninas se envolvem com o conteúdo; ii) as possibilidades desencadeadas pela forma como os professores percebem e intervêm diante das desigualdade de oportunidades entre meninos e meninas; iii) como as atividades de sensibilização e de problematização da discriminação nos ambientes de prática esportiva podem contribuir para mobilizar as meninas.

Texto completo: PDF