Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
SOU HETERO, MAS NUNCA GOSTEI DE FUTEBOL: DISCUTINDO MASCULINIDADES TÓXICAS NA ESCOLA
Leandro Teofilo de Brito

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


Discutem-se dados de um projeto de iniciação científica júnior que focalizou a construção de masculinidades com jovens estudantes da educação básica. As noções de masculinidade e juventude são mobilizadas pelos estudos pós-fundacionais; desenvolveu-se uma pesquisa colaborativa com grupos de discussão. Entre os resultados, os jovens estudantes debateram a temática iniciando um movimento individual e coletivo de reflexão sobre a desconstrução dos padrões normativos do masculino na sociedade.

Referências


BILGE, S. Panoramas recentes do feminismo na interseccionalidade. Escritas do Tempo, Marabá, v. 2, n. 6, p. 238-256, 2020.

BUTLER, J. Atos performáticos e a formação dos gêneros: um ensaio sobre fenomenologia e teoria feminista. In: HOLLANDA, H. B. Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. p. 213- 230.

CASTRO, S. O papel das escolas no combate às masculinidades tóxicas. Revista Aprender, Vitória da Conquista, n. 20, p. 75-82, jul./dez. 2018.

COSTA, M. V. Pesquisa-ação, pesquisa participativa e política cultural da identidade. In: COSTA, M. V. (Org.). Caminhos investigativos III. Outros modos de pensar e fazer pesquisa em Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 93-118.

DERRIDA, J. Limited inc. Campinas: Papirus, 1991.

LACLAU, E.; MOUFFE, C. Hegemonia e estratégia socialista. São Paulo: Intermeios, 2015.

LEITE, M. S. No “Colégio dos alunos, por alunos, para alunos”: feminismo e desconstrução em narrativas das ocupações. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, v. 19, p. 23-47, jan./mar. 2017.

WELLER, W. Grupos de discussão na pesquisa com adolescentes e jovens: aportes teórico-metodológicos e análise de uma experiência com o método. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 241-260, 2006.

Texto completo: PDF