Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFF
Moisés Teixeira da Silva, Alessandra Cristina Raimundo, Claudia Foganholi Alvez, Julio Cesar Silva

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


O trabalho relata as percepções sobre a experiência formativa docente na disciplina Educação Física e Educação das Relações Étnico-raciais, do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense. Nas análises realizadas coletivamente, as percepções sobre aprender e ensinar na temática do curso e a formação docente demonstram que os elementos e as relações presentes neste processo favoreceram o desenvolvimento de uma práxis educativa transformadora.

Referências


ALMEIDA, S. História da discriminação racial na educação brasileira. Youtube, 26 de jul. de 2018. Disponível em: . Acesso em: 18 de set. de 2019.

BRASIL.CNE. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações ético-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira. Brasília: MEC, 2004

______. CNE. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Brasília: MEC, 2008
______. CNE. Resolução CNE/CP nº 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília: MEC, 2015
COELHO, W. N. B. Formação de professores e relações étnico-raciais (2003-2014): produção em teses, dissertações e artigos. Educ. rev., Curitiba, v. 34, n. 69, p. 97-122, Jun 2018
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013
GOMES, N. L. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: Uma breve discussão. In: BRASIL. Educação Anti-racista: caminhos abertos pela Lei federal no 10.639/03. Brasília, MEC, Secretaria de educação continuada e alfabetização e diversidade, 2005. P. 39–62
HOOKS, b. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo Martins Fontes, 2013
HOOKS, b. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Elefante, 2020
KRENAK, A. Vozes da Floresta – Ailton Krenak. Youtube, 14 de abr. de 2020. Disponível em: . Acesso em: 20 de abr. de 2020.
SILVA, P. B. G. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. Educação, Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 489-506, set./dez. 2007.
SILVA, P. B. G. Educação das Relações Étnico-Raciais nas instituições escolares. Educ. rev., Curitiba , v. 34, n. 69, p. 123-150, jun 2018

Texto completo: PDF