Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEMG-UNIDADE IBIRITÉ E SUAS RESPECTIVAS CONSTRUÇÕES CURRICULARES
Carla Nogueira Santos, Sheylazarth Presciliana Ribeiro, Agnaldo Antônio da Silva, Fernanda Abbatepietro Novaes

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


O objetivo desse texto é contextualizar historicamente o curso de EF da UEMG-Ibirité, com intuito de compreender como as trajetórias curriculares se concretizaram mediante novas legislações e demandas. Os documentos do curso e diálogos com sujeitos presentes nessa trajetória foram os elementos para a escrita. As transições curriculares ocorreram em curto espaço de tempo e as adequações demandaram posicionamento político e acadêmico em defesa de uma EF de qualidade e socialmente referendada.

Referências


BRASIL. Resolução CNE/CES nº 6, de 18 de dezembro de 2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 17 de dezembro de 2018, Seção 1, pág. 33.
BRASIL, Resolução CNE nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.
MINAS GERAIS, Decreto Estadual Nº 41.733, de 25 de junho de 200. Credencia o Instituto Superior de Educação Superior Anísio Teixeira como instituição pública estadual.
MINAS GERAIS, Lei nº 11.539, de 22 de julho de 1994. Dispõe sobre a Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG – e dá outras providências.
UEMG. Unidade Ibirité. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Em Educação Física - 2016. Disponível em: https://www.uemg.br/images/PPC_Educa%C3%A7%C3%A3o_F%C3%ADsica_licenciatura_aprovado_coepe_18.11.16.pdf. Acesso em 20/05/2021.