Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O TRATO DO CONHECIMENTO DANÇA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Rayza Rodrigues Barbosa, Joelma Oliveira Albuquerque

Última alteração: 2021-09-04

Resumo


AS AULAS ABORDADAS NESSE RELATO TIVERAM COMO OBJETIVO PROPORCIONAR AO ALUNO A APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO SISTEMATIZADO ACERCA DE UM DOS ELEMENTOS DA CULTURA CORPORAL: DANÇA, ESPECIFICAMENTE, AS DANÇAS REGIONAIS, A FIM DE QUE ELE PUDESSE SE APROPRIAR E OBJETIVAR O CONHECIMENTO, SUPERANDO A REALIDADE NA QUAL ESTÁ INSERIDO, CONTRIBUINDO ASSIM, COM O PROCESSO DE FORMAÇÃO OMNILATERAL . DESSA FORMA, OS ALUNOS BUSCARAM A RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS SURGIDOS DURANTE AS DISCUSSÕES E A CONSEQUENTE SUPERAÇÃO DA MERA PRÁTICA (FAZER POR FAZER). AS AULAS FORAM REALIZADAS A PARTIR DA ELETIVA DE DANÇA, ATRAVÉS DA PLATAFORMA DO GOOGLE MEET, COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRAL. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI O MÉTODO DA PRÁXIS SOCIAL, QUE CONSISTE EM CINCO MOMENTOS: A PRÁTICA SOCIAL INICIAL (SÍNCRESE), A PROBLEMATIZAÇÃO, A INSTRUMENTALIZAÇÃO, A CATARSE E A PRÁTICA SOCIAL FINAL (SÍNTESE). ACREDITAMOS QUE O OBJETIVO PROPOSTO FOI ALCANÇADO, VISTO QUE OS ALUNOS SE APROPRIARAM DOS CONHECIMENTOS, SUPERANDO A REALIDADE EM QUE VIVEM.

Referências


ESCOBAR, M. O. Coletivo de Autores: a cultura corporal em questão. CASTELLANI FILHO, L., et al. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 2009.

SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio. Epistemologia da educação física: as inter-relações necessárias. Maceió: EDUFAL, 2007. 165p.

SAVIANI, D. Sobre a natureza e a especificidade da educação. In: SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 11-22.

Texto completo: PDF