Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FÍSICA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: DEZ ANOS DE GINÁSTICA E ESPORTE NO EXAME
Luciano Barros Húngaro da Gama, Renato Vidal Linhares

Última alteração: 2021-09-04

Resumo


O ENEM quando reformulado em 2009, passou a ter 180 questões, dividias em quatro áreas: Ciência Humanas; Ciências da Natureza, Linguagens e; Matemática. Nesse momento, a Educação Física começou a fazer parte da área de Linguagens. Nesse trabalho, procurou-se identificar, entre 2009 e 2019, como a disciplina foi abordada. Realizou-se um levantamento e análise documental das provas, onde constatou-se que os conteúdos de esportes e ginásticas possuem maior incidência.

Referências


BELTRÃO, J. A. A educação física na escola do vestibular: as possíveis implicações do ENEM. Movimento, Porto Alegre, p. 819-840, 2014.
FENSTERSEIFER, P. E.; et al. Educação Física nas avaliações em larga escala brasileiras: balanço e desafios. In: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (org.). Avaliações na educação básica em debate: ensino e matrizes de referências das avaliações em larga escala. Brasília: INEP, 1ed., v. 1, 2013, p. 357-386.
FREITAS, L. C. Os Reformadores Empresariais da Educação e a Disputa pelo Controle do Processo Pedagógico na Escola. Educ. Soc., Campinas, v. 35, n. 129, p. 1085-1114, 2014.
MORAES, R. Análise de Conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v.22, n.37, p.7-31, 1999.
PONTES JUNIOR, J. A. F.; SOUSA, L. A.; SILVA, A. G. Itens de educação física do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) via taxonomia de Bloom. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, da Faculdade de Educação da UFC, 2015. p. 1626-1643.
_______. et al. Aspectos psicométricos dos itens de Educação Física relacionados aos conhecimentos de Esporte e Saúde no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Motri., Ribeira de Pena v. 12, supl. 1, p. 12-21, 2016.
_______.; et al. Analise qualitativa dos itens de educação física via descritores do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). HOLOS Online, v.8, p. 248-263, 2017.
SANTOS, J. M. C. T. Exame Nacional do Ensino Médio: entre a regulação da qualidade do Ensino Médio e o vestibular. Educ. rev., Curitiba, n. 40, p. 195-205, 2011.
SILVA, D.; VAZ-REBELO, P.; CANHOTO, C. Avaliação Adequada ao Currículo? O que dizem os conteúdos solicitados nas provas de biologia dos exames nacionais em Portugal e no Brasil. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc., Belo Horizonte, v. 22, e12465, 2020.

Texto completo: PDF