Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ATRIBUTOS PARA PRESENÇA, PERMANÊNCIA E CIRCULAÇÃO DOS JOGADORES NO MUNDO DO TRABALHO
Walter Reyes Boehl, Mauro Myskiw, Mauro Castro Ignácio

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


Esta pesquisa tem o objetivo analisar a percepção de treinadores e intermediários de futebol sobre quais elementos que participam na composição de valor econômico de um atleta. Para tal, foi desenvolvido um estudo qualitativo, baseado na realização de 08 entrevistas semiestruturadas com profissionais que atuam no futebol, sendo 04 treinadores e 04 intermediários. O processo analítico das entrevistas esteve voltado para a comparação entre a percepção dos interlocutores e dados presentes na literatura.

Referências


CARDOSO, N. M. S. Intermediário FIFA: percurso para o sucesso. 2016. 63 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, 2016.

DAMO, A. S. Do dom a profissão: uma etnografia do futebol de espetáculo a partir da formação de jogadores no Brasil e na França. 2005. 434 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, UFRGS, Porto Alegre, 2005.

PALMIÉRI, J. C. J. Quanto vale um talento? Uma análise antropológica sobre a valorização e circulação dos jogadores de futebol profissional no mercado esportivo. 2009. 143 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, UFSC, São Carlos, 2009.

PLURI CONSULTORIA, Relatório. Alerta Pluri: elevamos a estimativa de valor de Messi. Curitiba, 2016.

Texto completo: PDF