Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O FENÔMENO DA UBERIZAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Leonardo Rogerio da Silva Gomes Pereira, Robson dos Santos Bastos

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


O estudo versa sobre as implicações do fenômeno da uberização no trabalho do professor de Educação Física. Fez-se uso de uma pesquisa bibliográfica com base na tradição marxiana de análise. Como resultado, percebeu-se que o fenômeno da Uberização se apresenta no trabalho do professor de Educação Física de diferentes formas, o que tem contribuído para o aumento da precarização do trabalho desse profissional em diferentes campos de atuação, em especial no campo não escolar

Referências


ANTUNES, Ricardo (Org). Riqueza e Miséria do Trabalho no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006, 528p. Coleção Mundo do Trabalho.

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital / Ricardo Antunes. - 1. ed. - São Paulo: Boitempo, 2018.

BASTOS, Robson dos Santos; SANTOS JUNIOR, Osvaldo Galdino; FERREIRA, Marcelo Pereira de Almeida. Reforma do Ensino Médio e a Educação Física: um abismo para o futuro. Motrivivência, Florianópolis/SC, v. 29, n. 52, p. 38-52, setembro/2017.

BRASIL, Presidência da República. Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017. Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e as Leis n º 6.019, de 3 de janeiro de 1974, 8.036, de 11 de maio de 1990, e 8.212, de 24 de julho de 1991, a fim de adequar a legislação às novas relações de trabalho.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova racionalidade do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo Editorial; 2016.

JATOBÁ, Jorge; ANDRADE, Everaldo Gaspar Lopes de. A desregulamentação do mercado e das relações de trabalho no Brasil: potencial e limitações. 1993. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/2774

SILVA, A.M. A Uberização do Trabalho Docente no Brasil: uma tendência de precarização no século XXI. Capa > v.17, nº 34, set-dez (2019). Disponível em: http://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/38053.

STARTUPBASE. Encontre todas as startups do Brasil: A maior e mais completa base de dados do ecossistema brasileiro de startups. 22 de abril de 2020. Disponível em:
https://startupbase.com.br/home

UBER –Newsroom. Informações da empresa. 15 de fevereiro de 2020. https://www.uber.com/pt-BR/newsroom/informacoes-da-empresa/

VENCO, Selma. Uberização do trabalho: um fenômeno de tipo novo entre os docentes de São Paulo, Brasil?. Cad. Saúde Pública [online]. 2019, vol.35, suppl.1, e00207317. Epub 30-Maio-2019. ISSN 0102-311X. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102311X2019000503003

Texto completo: PDF