Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
Os jogos eletrônicos e suas relações com a Educação Física no Ensino Remoto
Tales Fidelis Falque Vieira, Cristiane Rezende Silva

Última alteração: 2021-11-29

Resumo


Nesse trabalho, objetivamos discutir e analisar o modelo adotado pelo Estado de Minas Gerais, durante a pandemia de Covid-19 com o ensino remoto, com enfoque no Plano de Estudo Tutorado (PET) de Educação Física, frente ao conteúdo Jogos Eletrônicos, a partir da análise de conteúdo. Como resultado, observamos que o conteúdo foi trabalhado superficialmente e somente dialogando com o sedentarismo e qualidade de vida, diminuindo as possibilidades de ensino com, sobre e através do jogo eletrônico.

Referências


BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018. 600 p.
CRUZ, D. M.; RAMOS, D. Games e formação docente. In: SAMPAIO, F. F.; PIMENTEL, M. SANTOS, E. O. (Org.). Informática na Educação: pensamento computacional, robótica e coisas inteligentes. Porto Alegre: SBC, 2020.
GILL, R. Análise de Discurso. In: Bauer MW, Gaskell G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 3ª ed. Petrópolis (RJ): Vozes; 2002. p.244-70
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 7. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.
MACEDO, L. Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PRENSKY, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Senac-SP, 2012.

Texto completo: PDF