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“QUE LINDO, JÁ ESTÁ SILÁBICO!”: PROBLEMATIZANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA NO CICLO ALFABETIZADOR
Última alteração: 2021-12-01
Resumo
Esse trabalho analisa o modo como a educação física (EFI) vem se produzindo no I ciclo . Foi realizado um estudo etnográfico em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, com professoras/es de EFI e demais professoras do I ciclo. A partir disso, entendemos que a EFI no I ciclo também é produzido pelas demandas da alfabetização e pelos discursos sobre infância.
Referências
BRASIL.C. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino Fundamental de nove anos. Brasília: Ministério da Educação, Secretária da Educação Básica, 2010.
FOUCAULT. Microfísica do poder. 21. ed. São Paulo: Graal, 2006.
______. A ordem do discurso. Aula inaugural no Collège e de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970/ Michel Foucault. 24 ed.. São Paulo: Edição Loyola, 2014.
GALLO, Sílvio. Do currículo como máquina de subjetivação. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo; CARVALHO, Janete M. (org.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Petrópolis, DP et Alli, 2013. p. 203-218.
FOUCAULT. Microfísica do poder. 21. ed. São Paulo: Graal, 2006.
______. A ordem do discurso. Aula inaugural no Collège e de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970/ Michel Foucault. 24 ed.. São Paulo: Edição Loyola, 2014.
GALLO, Sílvio. Do currículo como máquina de subjetivação. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo; CARVALHO, Janete M. (org.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Petrópolis, DP et Alli, 2013. p. 203-218.
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