Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PIBID E FORMAÇÃO INICIAL, REFLETINDO AS RELAÇÕES TEÓRICO-PRÁTICAS NO CHÃO DA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Thiago Feitosa Ramos, Gabriel de Arruda Vieira Lima, Douglas Eduardo Ferreira Maia, Eduardo Victor Ramalho Lucena, Paula Roberta Paschoal Boulitreau

Última alteração: 2021-09-04

Resumo


Este relato tem por objetivo compartilhar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência na formação inicial - PIBID, apresentando uma reflexão a respeito dos processos teórico-práticos vivenciados dentro do programa, a partir da interação entre a universidade e a escola. Através deste programa o discente pode antecipar a experiência na sala de aula, inserindo-se no cotidiano da rede pública, articulando a teoria e prática necessárias à sua atuação profissional.

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Portaria Nº 259, de dezembro de 2019. Brasília: Ministério da Educação - Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2019. Disponível em: . Acesso em: 02 de mai. de 2021.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. Ed. Revisada. São Paulo: Cortez, 2012.

EDITAL PROGRAD PIBID UFPE/2020 - Portaria CAPES nº. 259 de 17 de dezembro de 2019. Disponível em https://www.ufpe.br/prograd/pibid. Acesso em 21 de maio de 2021.

FREIRE, C. E; RAMOS, V. R. S e DIONISIO, P. Â. (orgs). PIBID – UFPE: por uma nova cultura institucional na formação docente. Recife: ed. Universitária da UFPE, 2014

LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis pedagógica, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2006. Disponível em: . Acesso em: 17 de abr. de 2021.

MENDES, T, C; BACCON, A, L, P; Profissão Docente: O que é ser professor?. In: XII EDUCERE - Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. Anais XII Educere - Congresso Nacional de Educação. Curitiba: EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, 2015. Disponível em: . Acesso em: 21 de mai. de 2021.

MONTEIRO, Edna Câmara. Educação na pandemia: a experiência de uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande (PB). In: Congresso Nacional de Educação (CONEDU) – Educação com (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos, VII, 2020, Maceió. Anais do evento. Maceió: Editora realize, 2020, p. 1-12. Disponível em: . Acesso em: 13 de mai. de 2021.

PERNAMBUCO. Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco - Parâmetros Curriculares de Educação Física. Recife: UDIME, 2013.

TAVARES, M. Inovações pedagógicas no currículo dos cursos de formação de profissionais de educação física: contribuições teórico-metodológicas da prática pedagógica. Recife: EDUPE, 2009.

TOZETTO, S. S. Trabalho docente e suas relações com o saber. In: ______. Trabalho docente: saberes e práticas. Curitiba: CRV, 2010. p.21-51.

Texto completo: PDF