Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A CIDADANIA RECLAMADA NAS MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS DA CAPOEIRA COM CRIANÇAS EM ACOLHIMENTO SOCIAL
Luiza Fraga Tostes, Fabio Luiz Loureiro, André da Silva Mello

Última alteração: 2021-09-11

Resumo


Analisa uma experiência pedagógica mediada pela capoeira com 10 crianças em situação de acolhimento social, atendidas pela Casa Lar “Instituto Vida”, localizada em Serra/ES. Por meio de práticas pedagógicas que reconheceram e valorizaram as agências das crianças e as suas produções culturais, avaliamos que a experiência analisada favoreceu o desenvolvimento da cidadania reclamada de seus participantes.

Referências


ABIB, P. R. J. Capoeira angola: cultura popular e o jogo dos saberes na roda. 2004. 179 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2004.
ARANTES, E. M. M. Pensando a Proteção Integral. Contribuições ao debate sobre as propostas de inquirição judicial de crianças e adolescentes como vítimas ou testemunhas de crimes. In: Falando sério sobre escuta de crianças e adolescentes envolvidos em situações de violência e a rede de proteção. Brasília: Conselho Federal de Psicologia.
Brasília, 2009.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Relatório das Metas Nacionais do Poder Judiciário 2018-2019. Brasília: CNJ. Disponível em: .
FALCÃO, J. L. C. A práxis capoeirana: o jogo da capoeira em jogo. 2004. 393 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.
GOHN, M. Educação não-formal e cultura política. São Paulo: Cortez, 2007.
OLIVEIRA, L. S. M. Crianças em acolhimento institucional: brincadeiras, espaços e interações. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Pará, Belém, Brasil, 2014.
REDIN, M. M. Crianças e suas singularidades. In: MULLER, F.; CARVALHO, A. M. A. (org.). Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo: Cortez, 2009.
SARMENTO, M. J. A Sociologia da infância e a sociedade contemporânea: desafios conceituais e praxeológicos. In: TEODORA, R; GARANHANI, M. (Org). Sociologia da Infância e a formação de professores. Curitiba: Champagnat Editora, 2013.
SARMENTO, M. J.; FERNANDES, N.; & TOMÁS, C. A. Políticas públicas e participação infantil. Universidade do Minho, 2007.
SILVA, E. R. O direito à convivência familiar e comunitária: os abrigos para crianças e adolescentes no Brasil. Brasília: IPEA/CONANDA. 2004.
STOER, S. R.; MAGALHÃES, A. M.; RODRIGUES, D. Os lugares da exclusão social: um dispositivo de diferenciação pedagógica. São Paulo: Cortez, 2004.
VECTORE, C.; CARVALHO, C. Um olhar sobre o abrigamento: a importância dos vínculos em contexto de abrigo. Psicologia Escolar e Educacional, v. 12, n. 2, p. 441-449, 2008.

Texto completo: PDF