Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A GINÁSTICA NAS DISSERTAÇÕES DE MESTRADOS PROFISSIONAIS BRASILEIROS
Raphael do Nascimento Gentil, Leiliene da Cunha Matos, Victória Alves de Sousa, Mateus Silva e Silva

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


PALAVRAS-CHAVE: ginástica; produção do conhecimento; mestrado profissional.


INTRODUÇÃO
A portaria Nº 389 de 223 de março de 2017, revoga a portaria Nº 17 de 28 de dezembro de 2009, que dispõe sobre o mestrado e o doutorado profissional em território brasileiro. Dentre as diversas finalidades, estão: qualificação de recursos humanos para desenvolvimento de setores público e privado; e estimular a competitividade e produtividades do setor público e privado (BRASIL, 2017). Com a expansão da pós-graduação Stricto sensu no Brasil (CAPES, 2019), em especial a Educação Física (GENTIL; BRITO NETO, 2015), entende-se que acompanhar a produção do conhecimento, em especial da ginástica, se faz relevante.
Dessa forma, a pesquisa objetivou conhecer como a temática da ginástica está presente na pós-graduação stricto sensu, em especial na modalidade mestrado profissional, reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O estudo caracteriza-se como descritivo e qualitativo. Para coleta de dados, utilizou-se a plataforma de “catálogos de teses e dissertações” da CAPES, e como descritor, a palavra “ginástica”. Na discussão dos resultados, utilizou-se a revisão a literatura específica da área acerca da produção do conhecimento em ginástica.

O CONHECIMENTO DA GINÁSTICA NO MESTRADO PROFISSIONAL
Segundo os dados obtidos no “catálogos de teses e dissertações” da CAPES, a partir dos filtros: seleção de buscas somente “Mestrado profissional”; da inclusão da palavra “ginástica” no título das dissertações; leitura de resumos; descarte dos temas que não estavam direcionados para a ginástica; e com a seleção dos trabalhos que possuíam autorização para divulgação, chegou-se a 27 resultados, de 66, inicialmente. Como critério de análise, verificou-se: 1) o título.
Quanto aos títulos das dissertações verificadas, identificou-se: sete dissertações abordam a temática da “Ginástica Rítmica e Treinamento Desportivo”, sete sobre “Ginástica de Academia e Marketing” e sete, sobre a “Ginástica Laboral”. Sobre a “Ginástica Rítmica e a Saúde do Idoso”, “Ginástica na Escola”, “Ginástica e Projetos Sociais”, “Academias de Ginástica e Suplementação”, e “Hidroginástica e Saúde”, apenas um de cada. Oliveira et al. (2009) também identificaram uma quantidade expressiva de temáticas sobre Ginástica Rítmica nas dissertações e teses sobre a temática de ginástica da UNICAMP, também identificaram temáticas sobre Ginástica Artística e Ginástica Geral.
As produções sobre ginástica nas dissertações dos mestrados profissionais também dialogam com as produções do conhecimento em ginástica em periódicos nacionais brasileiros, assim como aponta Pereira, Andrade e Cesário (2012), ao concluírem que o predomínio das temáticas em ginástica está relacionado à saúde, fitness e esporte. Simões et al. (2016) corroboram com os estudos anteriores, quando detectam nas pesquisas publicadas em periódicos nacionais indexados pela CAPES, que as discussões sobre a ginástica abordam discussões sobre saúde, pedagogia do esporte e fisiologia.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluiu-se que a temática da ginástica nas dissertações de mestrados profissionais abordam a Ginástica Rítmica e Treinamento Desportivo, Ginástica de Academia e Marketing e Ginástica Labora. As temáticas dialogam com os princípios e objetivos das modalidades de pós-graduação profissional.

Referências


BRASIL. Portaria n.º 389, de 27 de março de 2017. Dispõe sobre o mestrado e doutorado profissional no âmbito da pós-graduação stricto sensu. Diário Oficial [da] União, Brasília, n.58, p. 61, 24 mar. 2017. Seção 1, pt 1.

CAPES. GEOCAPES – Sistema de Informações Georreferenciadas. Distribuição de Programas de Pós-graduação no Brasil, em 2019. Disponível em: < https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/> . Acesso em: 18 jun. de 2021.

GENTIL, R.N.; BRITO NETO, A. C. A expansão da pós-graduação em Educação Física no Brasil. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2015, Vitória. Anais... Vitória. CONBRACE, 2015, v.1, p.1-3.

OLIVEIRA, M. S. et al. Pesquisa em ginástica: a produção da pós-gradução da faculdade de educação física da Unicamp. Conexões, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 41–60, 2009.

PEREIRA, A. M.; ANDRADE, T. N.; CESÁRIO, M. A produção do conhecimento científico em ginástica. Conexões, Campinas, SP, v. 10, p. 56–79, 2012.

SIMÕES, R. et al. A Produção acadêmica sobre ginástica: estado da arte dos artigos científicos. Rev. Bras. Edu. Fís. Esporte. v.30, n.1, jan-marc, 2016.

Texto completo: PDF