Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FÍSICA E DECOLONIALIDADE: ENCONTRANDO BRECHAS DECOLONIAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS PARA A DIFERENÇA
Rita de Cassia Oliveira e Silva

Última alteração: 2021-08-30

Resumo


Discutem-se os dados advindos do questionário direcionado a professores/as de Educação Física acerca das temáticas ligadas a diferença cultural para traçar os primeiros passos de um projeto de extensão oferecido por uma universidade federal. Foi encontrada “raça” como a temática mais abordada pelos respondentes em suas aulas. A partir destes dados foram criadas conjuntamente por licenciandos/as e professores/as, estratégias decoloniais para o desenvolvimento da temática na Educação Básica.

Referências


BERNARDINO-COSTA. Decolonialidade, Atlântico Negro e intelectuais negros brasileiros: em busca de um diálogo horizontal. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v.33, n.1, p.119-137, jan-abr.2018.

LORDE, A. Irmã outsider. Belo Horizonte, Autêntica, 2019

MALDONADO-TORRES, N. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNARDINO-COSTA, J; MALDONADO-TORRES, N; GROSFOGUEL, R. (Orgs). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

NOGUEIRA, S. Intolerância religiosa. São Paulo: Editora Jandaira, 2020.

OLIVEIRA, L. F., CANDAU, V. M. Pedagogia Decolonial e Educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.26, n.01, p.15-40, abr. 2010.

OLIVEIRA E SILVA, R.C. Formação de professores/as de Educação Física: dialogando com os estudos decoloniais. In: CANDAU, V.M. (Org.). Pedagogias decoloniais e interculturalidade: insurgências. Rio de Janeiro: Apoena, 2020.

SANTOS, S.M.A. O método da autoetnografia na pesquisa sociológica: atores, perspectivas e desafios. Revista do Programa de Pós-graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v.24, p.214-241, 2017.

WALSH, C. Notas pedagógicas a partir das brechas decoloniais. In: CANDAU, V.M. (Org.) Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação “outra”? Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016. p.64-75.

Texto completo: PDF