Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ESPAÇOS PÚBLICOS DE LAZER NO BAIRRO SANTOS REIS EM NATAL-RN
Matheus Dantas de Lucena, Hugo Ramon Cordeiro de Medeiros, Mariana Amarante Rocha, Mércia Lima de Melo, Priscilla Pinto Costa da Silva

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


PALAVRAS-CHAVE: Espaços de lazer; Lazer; Bairro;

INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem um eixo investigativo descritivo e resulta de uma avaliação da disciplina Introdução aos Estudos de Lazer do curso superior de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realizada através do levantamento dos espaços públicas de lazer no bairro de Santos Reis, na cidade de Natal/RN, verificando como eles se apresentam.
No Brasil, o lazer é um direito social garantido por lei, incluído na Constituição Federal em seu Art. 6º (BRASIL, 1988, p. 07): “são direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, [...]”. Logo, é responsabilidade do Estado proporcionar e garantir a todos o usufruto deste direito. Fraga et al. (2009) aponta, no cenário brasileiro, muitos casos de más conservação, distribuição dos espaços de lazer ou até mesmo sua inexistência.
Objetivou-se realizar um levantamento dos espaços públicos de lazer no bairro Santos Reis, do município de Natal/RN, traçar o perfil das áreas, destacando seus principais aspectos. Além disso, identificar quais os interesses culturais prevalentes nos locais.

METODOLOGIA
O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Para coleta de dados, utilizou-se um roteiro de observação de espaço, por meio dos instrumentos virtuais Google Maps e Google Earth, e realizou-se a consulta em sites e anuários da Prefeitura do Natal e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. O espaço selecionado foi o bairro Santos Reis, localizado na Zona Leste do município de Natal/RN.

RESULTADO E DISCUSSÃO
Santos Reis tem uma população de 4.361 habitantes, conforme índices do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2017 (NATAL, 2017). Após a investigação, identificamos e caracterizamos cinco espaços de lazer: Praça Lindalva Maciel; Praça Engenheiro Wilson Miranda; Praia do Forte e seu entorno; Forte dos Reis Magos; Complexo Esportivo Alvamar Furtado de Mendonça;
A Prefeitura do Natal administra quatro espaços e o Governo do RN administra o Forte. A maioria dos locais são frequentados por pessoas de todas as idades e ambos os gêneros, o Complexo é frequentado por jovens e adultos do gênero masculino para prática do futebol e futsal. As praças servem como ponto de encontro e circulação, apenas no feriado de Santos Reis acontecem festejos culturais e religiosos; a Praia do Forte é utilizada para prática do futebol, prática do kitesurfe, banho de mar e ponto de encontro; até 2018, o Forte recebia visitas de turistas, escolas e moradores locais para conhecer seus compartimentos e antigos artefatos.
No bairro, destaca-se o espaço da praia, o qual possui piscinas naturais e uma grande faixa de areia. Como atrativo, o Forte é o mais antigo e principal patrimônio do RN, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Porém, de maneira geral, poucos são os espaços utilizados com frequência, estando a grande maioria em estado de abandono e os que ofertam uma estrutura razoável são cobradas taxas para utilizá-los. O Forte encontra-se com as atividades suspensas desde 2018, devido ao início de uma reforma, o local estava repleto de infiltrações, ferrugem e mofo. Além disso, existe a insegurança para se chegar ao local, o caminho é conhecido pelos inúmeros assaltos. O bairro apresenta potencial morfológico, cultural, social e histórico, embora poucas áreas sejam exploradas pelo poder público para a geração de atividades que fomentem suas tradições.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante disso, nota-se uma predominância para o interesse físico-esportivo e social nas áreas estudadas, embora seu maior potencial esteja no interesse turístico, proveniente do Forte dos Reis Magos, bem como revela-se desestruturação, más condições e baixa frequência de visitas na maioria dos locais.
Pelos resultados, aponta-se a necessidade da Prefeitura do Natal e Governo do RN, direcionar políticas públicas de lazer para sanar os problemas observados, sendo essencial a revitalização dos espaços, o incentivo ao lazer e à animação cultural para explorar os diversos interesses culturais.

Referências


BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988.
FRAGA, A. B. et al. (Org.) Políticas de lazer e saúde em espaços urbanos. Porto Alegre: Gênese, 2009.
NATAL. Anuário Natal 2017. Prefeitura Municipal do Natal. Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. p.374. 2017. Disponível em: . Acesso em: 16 maio 2021.

Texto completo: PDF