Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
GÊNERO E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: GINÁSTICA PARA TODOS COMO MODALIDADE VIÁVEL PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Taynara Reges Cardoso, Thiago Camargo Iwamoto, Dayane da silva Oliveira

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


O trabalho, a partir de uma revisão narrativa, tem como objetivo refletir a Ginástica para Todos (GPT) na Educação Física Escolar, atentando-se as relações sociais de corpo e gênero. A GPT oportuniza aos participantes uma integração sem haver distinção do que é oportuno para os corpos de homens e mulheres, sendo uma das melhores alternativas para Educação Física Escolar, uma vez que não estimula a segregação de gêneros.

Referências


FERNANDES, R. C.; EHRENBERG, M. C. A Ginástica para todos na sua relação com as atividades físicas orientadas para o lazer. EFDeportes, Buenos Aires, v. 15, n. 166, 2012. Disponível em: < https://www.efdeportes.com/efd166/a-ginastica-para-todos-para-o-lazer.htm >. Acesso em: 22 jun. 2021.

GOELLNER, S. V. A Educação Física e a construção do corpo da mulher: imagens de feminilidade. Motrivivência, n. 16, 2001.

Marconi, M. D. A., & Lakatos, E. M. (2010). Metodologia científica. 7 ed. São Paulo: Atlas.

SOUZA, E. P. M. et al. Ginástica geral: uma área do conhecimento da educação física. 1997.

Texto completo: PDF