Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FÍSICA E SAUDE MENTAL: EXPERIÊNCIAS E APROXIMAÇOES A PARTIR DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL
Walter Mendes da Cunha, Cassia Hack

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


O presente trabalho apresenta a experiência da Educação Física a partir da atuação enquanto residente nos dispositivos de saúde mental. Os questionamentos perpassaram por saber o que se faz em nome da educação física e da saúde mental? O trabalho buscou aproximação na abordagem dialética. Foi possível verificar que a atuação da educação física nesses espaços demanda compreensões históricas, políticas e sociais.

Referências


COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física: 2a. ed. São Paulo/SP: 2012.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. 1a. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.

SILVA, Selma Gomes. Travessias entre a sala de aula e o consultório: trajetórias docentes, narrativas e histórias de sofrimento e adoecimento psíquico de professores no Amapá. Macapá: UNIFAP, 2018.

WACHS, Felipe; FRAGA, Alex Branco. Educação Física em Centros de Atenção Psicossocial. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 31, n. 1, 2009.

Texto completo: PDF