Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A EXPERIÊNCIA COM METODOLOGIAS ATIVAS EM DISCIPLINAS PRÁTICAS NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA: RELATOS DOS ESTUDANTES
Mariana Harumi Cruz Tsukamoto, Lucas Andrade de Franca Silva, Nathália Shimabukuro Galvão de Moura

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


A crescente preocupação em formar pessoas autônomas e reflexivas, vem motivando docentes a buscarem metodologias de ensino que ofereçam espaço a processos centrados no estudante. Mas como eles recebem e percebem este tipo de iniciativa e quais as repercussões sobre a sua aprendizagem? Nesse sentido, o objetivo do presente estudo vem sendo ouvir dos estudantes de graduação do curso de Educação Física e Saúde da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, como foram suas experiências enquanto discentes da disciplina Esportes Coletivos. As metodologias ativas de ensino e aprendizagem, com forte inspiração do Team Based Learning, sustentaram todo seu desenvolvimento, exigindo a desconstrução de uma série de elementos imbricados nas atividades didáticas envolvidas. O estudo vem sendo realizado a partir de entrevistas com os estudantes (08 até o momento) que cursaram a disciplina nos anos de 2018 e 2019. Os resultados preliminares nos indicam que (1) a escolha dos conteúdos parece ser decisiva para que as metodologias ativas pudessem ser colocadas em prática no contexto em questão; (2) os estudantes parecem reconhecer que ao longo do desenvolvimento da disciplina lhes foi oferecida autonomia e protagonismo em seu processo de aprendizagem; e (3) o desenho metodológico da disciplina permitiu a emergência e discussão de temas inicialmente não previstos, mas que foram considerados pelos entrevistados importantes para os seus processos formativos. Após a finalização do estudo, esperamos ser possível ter informações que possam colaborar para o aprimoramento desta e de outras disciplinas de caráter semelhante.

Referências


ALTHAUS, M. T. M; BAGIO, V. A. As metodologias ativas e as aproximações entre o ensino e a aprendizagem na prática pedagógica universitária. Revista Docência no Ensino Superior, v. 7, n. 2, p. 79-96, 2017.

BERBEL, N. A. N. Metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Semina, Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25 - 40, 2011.

DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.

DIESEL, A.; BALDEZ, A. L.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v. 14, n. 1, p. 268 - 288, 2017.

GOMES, M. P. C. et al. O uso de metodologias ativas no ensino de graduação nas ciências sociais e da saúde – avaliação dos estudantes. Ciência e Educação, v. 16, n. 1, p. 181 - 198, 2010.

MARTIN, M. J. S. et al. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 01, p. 13 - 20, 2010.

YIN, R. K. Pesquisa qualitativa: do início ao fim. Trad. Daniel Bueno. Porto Alegre: Penso, 2016.

Texto completo: PDF