Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
TRAJETOS DE LAZER NOTURNO NA RUA DA LAMA : UMA INVESTIGAÇÃO EM TRÂNSITO
saulo kuster, Liana Abrão Romera, Ana Carolina Capellini Rigoni

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


O estudo etnográfico busca compreender como se constituem os trajetos de lazer dos frequentadores da Rua da Lama durante as noites de terça-feira. Após a vivência de campo observamos que o principal trajeto diz respeito ao deslocamento dos frequentadores do Som de Fogueira em direção ao Shots Bar. Este trajeto é mobilizado por questões relacionadas a localização geográfica, pela possibilidade de continuidade de diversão e pela quantidade de dinheiro disponível para consumo e diversão

Referências


BARRAL, G. L. L. Espaços de lazer e culturas jovens em Brasília: o caso de bares. Dissertação de mestrado, Departamento de Sociologia, Universidade de Brasília, 2006.
BERTHET et al. La marcha nocturna ¿un rito exclusivamente español, 2016.
MARGULIS, M. La cultura de la noche: la vida nocturna de los jóvenes en Buenos Aires, cap. I, Biblos, Argentina, 1997. pp 11-30.
BLAZQUEZ, G; TILOCA, A. L. Sobre saídas e derivas. Anthropological Groove e ‘a noite’ como espaço etnográfico. Íconos: Revista de Ciencias Sociales, Ecuador, n. 60, p. 193-216, 2018.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 1989.
MAGNANI, J. G. C. O velho e bom caderno de campo. Revista Sexta-Feira, v. 1, n. 1, p. 8-12, 1997.
OLIVEIRA, P.S. Memória social do bairro de jardim da penha do município de vitória-es. 253 p. Tese de doutorado em Psicologia. Universidade Federal do Espírito Santo centro de ciências humanas e naturais programa de pós-graduação em psicologia, Vitória, 2018.
OLIVEIRA, R. C. O trabalho do antropólogo: Olhar, ouvir e escrever. UNICAMP,1995

Texto completo: PDF