Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
APONTAMENTOS PARA UMA CRÍTICA ONTOLÓGICA COMO MÉTODO DE ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE NEGACIONISMO
Petra Schnneider Lima dos Santos, Ivson Conceição Silva, Celi Neuza Zulke Taffarel

Última alteração: 2021-11-30

Resumo


O texto aponta os elementos para a crítica ontológica, à luz da concepção materialista histórica e dialética, enquanto método de análise da produção científica em educação física. Trata-se de uma revisão da literatura. Demostra como a rigorosidade analítica da crítica ontológica, partindo da totalidade social, contribui para superar as contradições do real.

Referências


ANDERY, M. A. P. A. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. Garamond, São Paulo, 2007. 436 p.
ALVES, M. H. Z. Produção do conhecimento stricto sensu dos professores que trabalham nos cursos de educação física na Bahia- 1982 a 2012: determinações históricas da política nacional de pós-graduação Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, p. 101 2020.
DALCASTAGNÉ, G. Produção de dissertações em educação física no estado de Santa Catarina: concepções de iniciação esportiva e saúde e sua inter-relação. 2012. 108 f. Dissertação (Mestrado) Centro de Ciências da Educação. Universidade Regional de Blumenau. 2012.
DIAS, M. F. C. Tendências e implicações epistemológicas de produções científicas de pós-graduação em educação física relacionadas à obesidade. 2009. 137 f. Dissertação (Mestrado) Centro de Educação Física e Desporto. Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.
GAMBOA, S. S. Pós-modernismo e política científica na psicologia contemporânea: uma revisão crítica Temas psicol. v.12 no.2 Ribeirão Preto: 2004.
HUNGARO, V.HÚGARO, E. M; A incursão da pós-modernidade na educação física brasileira, estudo de sua veiculação na revista “movimento”. Anais do congresso brasileiro de ciência do esporte-Conbrace: Brasília, 2013,
MÉSZAROS, Í. Desafio e o fardo do tempo histórico. São Paulo: Boitempo, 2007.
NASCIMENTO, A. C. S. Tendências e implicações epistemológicas de produções científicas de pós-graduação em educação física relacionadas à obesidade. 2010. 279 f. Tese (Doutorado) Escola de comunicação, Universidade de São Paulo, 2010.
MARX, K e Engels. F A ideologia alemã. 3ª ed. São Paulo: Boitempo, 2014. 616 p.
SACARDO, M. S. Estudo bibliométrico e epistemológico da produção científica em Educação Física na Região Centro-Oeste do Brasil. 247 f. Tese 2012 (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Federal de São Carlos, 2012.
SILVA. I.C. produção do conhecimento dos professores do curso de Licenciatura em Educação Física da UFBA: realidade e Possibilidade na formação de professores. . Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, p. 278 2015.
SOARES, C. L. Educação física: raízes europeias e Brasil. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2004.
TAFFAREL C. N. Z; ALBUQUERQUE J.O. de. Epistemologias e teorias do conhecimento em educação e educação física: reações aos pós-modernismos. Filosofia e Educação (Online), v.2, n. 2, p. 8-52, out. de 2010/mar. de 2011. Disponível em: acesso em: 11 de junho de 2021.
VILAS BÔAS JUNIOR. J. C. dos S. Lógica dos problemas e das conclusões principais identificadas na produção do conhecimento stricto sensu de professores que trabalham nos cursos de educação física na Bahia- 1982 a 2018: limites e contradições. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, p. 101 2020.

Texto completo: PDF