Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PRODUZINDO PODCASTS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DURANTE O ENSINO REMOTO
Khalmel Gabriel Lima Oliveira, Diego Sousa Mendes

Última alteração: 2021-11-29

Resumo


O estudo, de viés qualitativo e do tipo pesquisa-ação, foi desenvolvido nas aulas remotas de Educação Física no ensino fundamental e teve como objetivo implementar e refletir uma interlocução pedagógica que abordou o conteúdo esporte, ancorada na utilização de podcasts. Foram produzidos onze podcasts sobre o tema “O racismo no esporte”. A pesquisa materializou-se como meio de articular podcasts com o conteúdo esporte, possibilitando o compartilhamento e a troca de experiências no ensino remoto.

Referências


BETTI, M. “Imagens em ação”: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em programas de educação física do ensino fundamental e médio. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 12, n. 2, p. 95-120, mai/ago, 2006.

BOURDIEU, P.; PASSERON, JC. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis: Vozes, 2014.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 12 maio de 2021.

CGIB - Comitê Gestor da Internet no Brasil. Banda larga no Brasil: um estudo sobre a evolução do acesso e da qualidade das conexões à Internet. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2018.

FANTIN, M. Mídia-educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Olhar de professor, Ponta Grossa, 14 (1): 27-40, 2011. Disponível em http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor . Acesso em: 05 de junho de 2020.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua – Acesso à internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para o uso pessoal 2018. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.

MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.

PRIMO, A. Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Intexto, Porto Alegre, v. 2, n. 13, p. 1-23, jul/dez, 2005.

STEVANIM, L. F. Exclusão nada remota: Desigualdades sociais e digitais dificultam a garantia do direito à educação na pandemia. RADIS: Rio de Janeiro, n. 215, ago 2020. 36 p. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42947 . Acesso em: 20 de maio de 2021.

TRIPP, D. Pesquisa-Ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez., 2005.

Texto completo: PDF