Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
SIMULTANEIDADE DOS CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA: TRATO PEDAGÓGICO DO ATLETISMO E COMPLEXO SAÚDE NA ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA
Petra Schnneider Lima dos Santos, Ivson Conceição Silva, Ailton Cotrin Prates, Ozanar DOs SAntos Monteiro

Última alteração: 2021-12-01

Resumo


Apresenta uma experiência pedagógica sobre a simultaneidade dos conteúdos atletismo e o complexo saúde com estudantes do 7º ano do fundamental II. A partir da abordagem crítico-superadora aponta a possiblidade de superar a fragmentação do conhecimento.

Referências


COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
GARCIA, J. F. Análise da correlação entre a variabilidade da frequência cardíaca e indicadores antropométricos de risco cardiovascular numa população feminina fisicamente ativa. 2012. 72 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de ciências do desporto e Educação Física, Universidade de Coimbra, 2012.
GALVÃO, A. C.; LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.
HACK, C. Formação de professores e professoras de educação física no Brasil e o embate de projetos no campo de conhecimento da saúde: contribuições da teoria pedagógica histórico-crítica. 2017. 235 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
KOPNIN, P. V. Fundamentos lógicos da Ciência. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972.
MARCONI, M. de A. LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. ATLAS S.A., São Paulo, 5° edição, 2003.
MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
MELO, F. D. A. O trato com o conhecimento da Educação Física escolar e o desenvolvimento do psiquismo: contribuições da teoria da atividade. 2017. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica. 9. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
TAFFAREL, C. N. Z; ESCOBAR, M. O.; PERIN, T. de F. Currículo: programa de vida. In: TAFFAREL, C. N. Z.; SANTOS JÚNIOR, C. de L.; ESCOBAR, M. O. (Orgs.). Cadernos didáticos sobre educação do campo. UFBA, Salvador: EDITORA, 2010, no prelo. p. 181-216. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2021.

Texto completo: PDF