Tamanho da fonte:
A FORMAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Última alteração: 2021-12-02
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar como tem se desenvolvido a formação docente para a atuação na educação superior em Educação Física no estado de Goiás. É uma investigação de tipo não experimental e quanti-qualitativa. Os dados coletados revelam que é relativamente recente o avanço da formação em cursos de Pós-Graduação e que esta segue ocorrendo vinculada às diversas áreas do conhecimento, sem correspondência específica com os saberes para a formação pedagógica e o exercício da docência.
Referências
ANES, R. R. M. Ensino superior e reestruturação produtiva: os impactos no trabalho do professor. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 15, n. 33, p. 47-60, 2015.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (Estabelece a LDBEN). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 3 mai. 2021.
CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. Pesquisa de métodos mistos. Porto Alegre: Penso, 2007.
PIMENTA, S. G; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
QUEIROZ, V. R. F. Docência universitária: os desafios da formação para a complexidade. In: MAGALHÃES, S. M. O; SOUZA, R. C. C. R. (Orgs.). Docência Universitária I: construções, utopias e inovações. Goiânia: América, 2013.
VENTURA, P. R. V. A Educação Física e sua constituição histórica: desvelando ocultamentos. (Tese Doutorado – PPGE). Goiânia: PUC/GO, 2010.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (Estabelece a LDBEN). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 3 mai. 2021.
CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. Pesquisa de métodos mistos. Porto Alegre: Penso, 2007.
PIMENTA, S. G; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
QUEIROZ, V. R. F. Docência universitária: os desafios da formação para a complexidade. In: MAGALHÃES, S. M. O; SOUZA, R. C. C. R. (Orgs.). Docência Universitária I: construções, utopias e inovações. Goiânia: América, 2013.
VENTURA, P. R. V. A Educação Física e sua constituição histórica: desvelando ocultamentos. (Tese Doutorado – PPGE). Goiânia: PUC/GO, 2010.
Texto completo:
PDF