Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A FORMAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Rodrigo Roncato Marques Anes, Paulo Roberto Veloso Ventura, Júlio César Maia, Wilmont de Moura Martins, Halisson Keliton Ramos dos Santos

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi analisar como tem se desenvolvido a formação docente para a atuação na educação superior em Educação Física no estado de Goiás. É uma investigação de tipo não experimental e quanti-qualitativa. Os dados coletados revelam que é relativamente recente o avanço da formação em cursos de Pós-Graduação e que esta segue ocorrendo vinculada às diversas áreas do conhecimento, sem correspondência específica com os saberes para a formação pedagógica e o exercício da docência.

Referências


ANES, R. R. M. Ensino superior e reestruturação produtiva: os impactos no trabalho do professor. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 15, n. 33, p. 47-60, 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (Estabelece a LDBEN). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 3 mai. 2021.

CRESWELL, J. W.; CLARK, V. L. Pesquisa de métodos mistos. Porto Alegre: Penso, 2007.

PIMENTA, S. G; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

QUEIROZ, V. R. F. Docência universitária: os desafios da formação para a complexidade. In: MAGALHÃES, S. M. O; SOUZA, R. C. C. R. (Orgs.). Docência Universitária I: construções, utopias e inovações. Goiânia: América, 2013.

VENTURA, P. R. V. A Educação Física e sua constituição histórica: desvelando ocultamentos. (Tese Doutorado – PPGE). Goiânia: PUC/GO, 2010.

Texto completo: PDF