Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
Montanhismo, recreação e lazer na pandemia: um diálogo com as redes sociais
MARCELO Faria PORRETTI, Fernando Amaro Pessoa, Monique Ribeiro de Assis

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


O trabalho tem como objetivo averiguar a prática de montanhismo em Petrópolis durante a pandemia, de metodologia qualitativa, analisando as redes sociais. Nos resultados emergiram quatro categorias: Cuidado com o meio ambiente; lazer com responsabilidade; necessidade de recreação; prática descompromissada. Concluímos a necessidade de fiscalização e realização da pratica de forma consciente.

Referências


BRUHNS, H. T. A busca pela natureza: turismo de aventura. Barueri, SP: Manole, 2009.

FALEIROS, F. et al. Uso de questionário online e divulgação virtual como estratégia de coleta de dados em estudos científicos. Texto Contexto Enfermagem, 25(4). 2016.

FREITAS, T. et al. Unidades De Conservação em Petrópolis (RJ): um ensaio sobre suas características e potenciais. In: 9º Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade, 2020, Três Rios. Anais... Três Rios, 2020, v.1, p. 1 – 7. ISSN 2525-4928.

MARINHO, J. 10 redes sociais mais acessadas no Brasil em 2020. Brasil, 21/01/2021. Disponível em: Acesso em: 27 maio 2021.

SCHWARTZ, Gisele Maria. Aventuras na Natureza: consolidando significados. Jundiaí/SP: Fontoura, 2006.

PORRETTI, M. F.; PESSOA, F. A. Lazer e recreação em Petrópolis: Uma aventura nas trilhas da região serrana do Rio de Janeiro. In: PIMENTEL, G. G. A.; LEÃO JUNIOR, C. M. (org.) Lazer e recreação: contribuições no tempo presente e perspectivas de inovação. Maringá: Clube dos Recreadores, 2021. p. 57-76.

Texto completo: PDF