Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A INTERPROFISSIONALIDADE EM SAÚDE E SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO DO ESPORTE PARALÍMPICO
Aline Cardoso Dourado, Ana Isabela Almeida Egídio, Daniel José de Almeida Cardoso, Felipe Kenned de Oliveira Martins, Taiane Nogueira Campos, Jalusa Andreia Storch

Última alteração: 2021-11-29

Resumo


Verificar a importância, desafios, potencialidades e benefícios do trabalho interprofissional a partir da ótica de discentes que atuam na ação extensionista Projeto Paralímpico Catalão (PPC). Método: Participaram 12 discentes (sete mulheres e cinco homens), com idade entre 20 e 35 anos, oriundos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina e Psicologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e qualitativo, utilizando como instrumento um formulário eletrônico. Resultados: percebeu-se a importância de se trabalhar a interprofissionalidade no esporte paralímpico para que os atletas alcancem o alto rendimento, uma vez que são tratados de forma ampla e integral pelos diversos profissionais da saúde. Isso se torna possível através do compartilhamento de experiências e práticas colaborativas. Porém, notou-se também que o trabalho interprofissional pode enfrentar alguns desafios como a comunicação limitada entre os profissionais. Conclusão: Este trabalho contribuiu para a ampliação da discussão da necessidade de integração das diversas áreas específicas da saúde no campo do esporte para PCDs.

Referências


ALVES, G. C. S. A Educação Interprofissional: Uma nova perspectiva na formação em saúde?. 2020. Trabalho de conclusão de curso (Graduação) – Curso de Serviço Social, PUC – GO, Goiânia-GO, 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1ª.ed. Lisboa: Almedina; 2012.
BATISTA, N. A. Educação interprofissional em saúde: concepções e práticas. Caderno FNEPAS, Rio de Janeiro, v. 2, p. 25-28, jan. 2012.
DEL PRETTE, Almir; DEL PRETTE, Zilda. Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis, RJ. Vozes, 2014.
INTERNATIONAL PARALYMPIC COMMITTEE, IPC. History of the paralympic movement. Disponível em: , Acesso em: 28 de maio de 2021.
MOLON, Susana Inês.; A subjetividade e o sujeito na construção do conceito de consciência e na definição da relação constitutiva eu-outro. In: Subjetividade e constituição do sujeito em Vygotsky. 5 ed. Petrópolis, RJ; Vozes, 2015.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa. Editado por: Diana Hopkins, Editora Freelance, Genebra, Suíça. Disponível em: Acesso em 21: de junho de 2021.
VAN DE VLIET, Peter. Paralympic athlet’s health. British Journal of Sports Medicine, may, 2021.

Texto completo: PDF